, 9 tweets, 4 min read Read on Twitter
O Cruzeiro enfrenta hoje pela Libertadores, às 21h30 de Brasília, os venezuelanos do Deportivo Lara. A diferença de história entre os times é notável: o Deportivo Lara foi fundado em 2 de julho de 2009, 13 dias antes do Cruzeiro disputar sua 4ª final de Libertadores.
E o Deportivo Lara nasceu porque o Estado de Lara, o 4º mais populoso da Venezuela, ficou sem um clube forte após a falência do Guaros Fútbol Club, que também só teve 3 anos de existência. O novo clube demorou pouco a corresponder: já na temporada 2011/12 foi campeão nacional.
E já que estamos falando de Venezuela, pedimos licença ao Deportivo Lara para falar sobre como a política tem gerado questões polêmicas na seleção: semana passada, a equipe bateu a Argentina de Messi por 3 a 1. Mesmo assim, o técnico Rafael Dudamel colocou seu cargo à disposição.
Por quê? Porque, segundo ele, estava insatisfeito com a utilização política do time. Antes do jogo com os argentinos, um representante do autoproclamado presidente venezuelano Juan Guaidó se encontrou com a seleção e divulgou fotos do encontro na internet, o que enfureceu Dudamel
"Tudo está politizado, e eu sou técnico de uma seleção que representa o país inteiro", disse ele. Da mesma forma, representantes de Maduro se encontraram com a equipe sub-20 no início do ano, no Campeonato Sul-Americano disputado no Chile.
A crise chegou ao futebol: no início do mês, no jogo entre Zulia e Caracas, os jogadores se recusaram a jogar, em protesto após 72 horas de apagão no país. Vários jogos foram adiados - inclusive a partida do Deportivo Lara contra o Emelec pela Libertadores, no grupo do Cruzeiro.
A própria federação venezuelana é criticada: em um dos seus postos mais altos está o ministro do Esporte de Maduro, o que obviamente gera uma tensão no futebol num país tão polarizado. Diversos patrocinadores do campeonato nacional também são empresas estatais.
Dudamel já criticou o governo Maduro e não mora na Venezuela, mas na Colômbia, país no qual fez muito sucesso quando era goleiro. O palmeirense deve se lembrar dele: era o goleiro do Deportivo Cali, vice-campeão da Libertadores em 1999.
Lembrando que o esporte mais popular da Venezuela não é nem o futebol, mas sim o BEISEBOL. Podemos falar mais sobre isso em outra oportunidade. Enfim, é evidente que o esporte como um todo faz parte da sociedade venezuelana, e se ela está em crise, ele também estará...
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Copa Além da Copa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!