, 15 tweets, 4 min read Read on Twitter
De todas as músicas sobre a ditadura, acho que Angélica, do Chico Buarque, é a mais triste, carnal e que mais me emociona. Hoje é importante relembrar a música, sua letra, e a mulher por trás da história.

#DitaduraNaoSeComemora

A música foi feita em homenagem à Zuzu Angel, estilista brasileira e sua incansável busca pelo corpo do filho, Stuart Angel, sequestrado, torturado e morto pela ditadura militar.
Mesmo se opondo à ditadura, estava longe de ser uma vagabunda.

Conquistou tudo com esforço, investiu todo dinheiro para abrir uma loja de roupas em Ipanema, e foi expandido até chegar no mercado estadounidense, tendo clientes famosas como Joan Crawford, Liza Minelli e Kim Novak.
Mineira, amava o estado e o Brasil, uma verdadeira patriota.

Em suas roupas, sempre trazia brasilidades, nas cores, com referências a nossa fauna, materiais e homenagens à cultura e folclore nacional. Através da moda, celebrou o Brasil para o mundo.
A vida de Zuzu Angel muda completamente no dia 14 de junho de 1971, quando seu filho, Stuart Angel com 25 anos, é capturado, torturado e morto pela ditadura militar
Como foi descoberto, Stuart Angel foi capturado por membros do CISA, que o amarraram num carro, arrastaram pelo pátio do quartel, botaram a boca no escapamento para respirar gás tóxico e, depois de morto, jogaram seu corpo ao mar onde nunca mais foi encontrado.
Foi do abismo do sofrimento e pesar, dar dor inimaginável de uma mãe perdendo um filho que Zuzu Angel juntou forças para lutar e encontrar o corpo de seu filho, para poder se despedir, enterrá-lo e dá-lo uma sepultura, que jamais aconteceu.
Zuzu Angel começa sua guerra contra o regime pelo corpo do filho. Com sua notoriedade internacional envolveu celebridades de Hollywood na sua causa. Entregou um dossiês sobre o assassinato do filho ao senador americano Edward Kennedy e ao secretário de Estado Henry Kissinger.
Organizou o primeiro desfile-protesto para protestar contra a ditadura e em busca do corpo do filho. O desfile acontece na embaixada do Brasil em Nova Iorque (ou seja, território nacional), pois, depois do AI-5, era crime falar mal do Brasil no exterior.
Nas roupas, faixas pretas nas golas, mangas e cintura, e figuras de soldados, sol quadrado, canhões e andorinhas pretas estavam ao lado dos típicos bordados agradáveis comuns em seus designes.
A busca incessante por seu filho só termina com a sua morte, em 14 de abril de 1976, num acidente de carro na Estrada da Gávea, no Rio de Janeiro. Seu filho ainda era considerado "desaparecido e procurado" pela Ditadura Militar.
Na semana anterior ao acidente, ela deixa uma carta na casa do Chico Buarque, em que escreve: "Se eu aparecer morta, por acidente ou outro meio, terá sido obra dos assassinos do meu amado filho"
Só na democracia foi reconhecido pelo governo que o que aconteceu com Zuzu Angel não foi "acidente", seu carro foi fechado por outro e jogado fora da pista propositalmente. Foi outro assassinato organizado pelos militares. De uma mulher inocente, que só ousou questionar o regime
No ano seguinte a sua morte, Chico e Miltinho compõem Angélica, em sua homenagem. Mostrando a história da luta incansável e inabalável de uma mãe que com todas as forças procura justiça pelo seu filho que foi jogado na escuridão do mar.
É estarrecedor que há um movimento institucional para revisionar esse período tão sombrio da nossa história.

Mas como Zuzu Angel e como tantas outras mulheres e homens, seremos inesgotáveis em nossa resistência e memória.

#DitaduraNuncaMais
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to que Tito foi esse?
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!