, 10 tweets, 3 min read Read on Twitter
Como a oposição de esquerda comprou a narrativa de negar a necessidade da reforma, vou fazer aqui a oposição propositiva de centro e rascunhar princípios do que deveria ser mantido e o que deveria mudar na reforma para tornar ela mais justa.
1) A progressividade deve ser mantida. A proposta do gov tem o grande mérito de aumentar progressividade das alíquotas e fazer quem ganha + pagar + - em especial quem ganha super-salários no funcionalismo. A oposição n pode abraçar o discurso de "confisco" das corporações.
2) Como princípio, o aumento da idade mínima deve ser mantido. O problema da previdência é um imperativo demográfico. Em 1980, havia no Brasil 13 ativos para cada idoso; em, 2018, esse número chega a 7; em 2060, espera-se que essa relação alcance 2.
3) Os servidores públicos devem continuar arcando com um fardo desproporcionalmente maior. O servidores representam 3% dos servidores e 33% do défice da previdência. Estão também são desproporcionalmente ricos no Brasil (6 em cada 10 estão nos 10% mais ricos).
4) O BPC deve mudar. A @IFIBrasil estima que o valor de R$520-540 do BPC fásico seria fiscalmente neutro. Esse valor *aumenta* a renda recebida por pessoas pobres entre 60-69 anos. A gente tem a oportunidade de aumentar o bem estar dos mais vulneráveis sem criar um peso fiscal.
5) A contribuição mínima e a idade de aposentadoria rural precisa de uma regra de transição. A expectativa de vida tem aumentado tambem no campo, mas no campo a prevalência de aposentadoria por idade é mais relevante. Paper do pessoal do @Insper ilustra.
6) Faz sentido também pensar em 1 regra de transição (mais rápida) para os novos patamares de contribuição mínima para o urbano (em especial pras mulheres). Embora menos relevante do que no campo e com dados menos claro - é preciso analisar o impacto dessa alteração com detalhes.
7) Deve ser desacoplada a reestruturação da carreira dos militares à reforma da previdência dos militares. Se for feita a reforma da previdência sem a reestruturação, a economia com essa parte vai pra 90bilhões - quase 10% do total e mais proporcional ao défice dos militares.
Tudo isso vai ser parte do novo Guia da Reforma da Previdência para Não-Economistas (edição 2019) a ser lançado pelo @OMercadoPopular ainda esse mês. Se você é parlamentar (ou sua equipe) ou jornalista e quer aprofundar nesses pontos, pode me procurar.
Correção: "os servidores representam 3% dos *aposentados* e 33% do déficit."
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Góes, Carlos📈
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!