, 13 tweets, 2 min read Read on Twitter
Os elogios de Bolsonaro e Doria à execução de bandidos em confronto com a polícia estimula - ainda que indiretamente - a execução de bandidos rendidos e, no limite, grupos de extermínio formados por policiais.
´É evidente que policiais podem e devem atirar para matar qd bandidos estão tentando matá-los. Aqui com na Suécia, é o que ocorre e deve ocorrer. Só que morte de bandidos em confronto com a polícia deve ser vista sobriamente, como algo ruim, porém inevitável em certas situações.
O objetivo básico da polícia, que deve ser comemorado, é o de de prender bandidos e entregá-los à polícia. Mortes em confronto, quando de fato em legítima defesa, são acidentes de percurso. Aqueles bandidos não foram condenados à morte pela Justiça.
Mas o que ocorre qd, num país como o Brasil, o presidente e o governador do Estado + poderoso aplaudem matança de bandidos em confronto com a polícia? Vamos partir do nosso contexto: um país em que a polícia executa bandidos rendidos e há grupos de extermínio ligados a policiais.
Justificar a execução de bandidos em confronto com a polícia em legítima defesa é uma coisa. É defender a polícia e traçar bem a linha divisória entre o legal e o ilegal. Comemorar a morte dos bandidos é dar a ideia de que isso é uma coisa boa em si.
Se é bom executar bandidos, o próximo passo é que às vezes dá para fazer também à margem da lei, isto é, sem ser por legítima defesa. Afinal, quem não quer ganhar aplausos do presidente e do governador?
A polícia tem um trabalho delicado. Por ter o monopólio da violência e estar habituada ao enfrentamento de criminosos perigosos, o policial domina também as "técnicas" necessárias ao crime.
Um policial sabe como se rouba, os canais para ganhar dinheiro com uma mercadoria roubada, sabe matar, sabe como se oculta um cadáver, sabe enfrentar oposição violenta, etc.
No momento que presidente e governador estimulam policial a por um pé além da linha que demarca legal do ilegal - se é tão bom matar bandido em confronto, por q não matar também um que restou e se rendeu? -, eles basicamente estão empurrando o policial a atravessar de vez a linha
E esse sujeito que está sendo estimulado a pular a linha do legal/ilegal é equipado para ser um criminoso violento de uma forma como o cidadão comum não é. Como miliciano ou polícia mineira, ele vai ganhar muito mais do que como policial.
É por aí que vai a linha que liga o apoio e a apologia da violência pelo Estado ao crime organizado. É sabido, p ex. que parte da turma dos porões que punha a mão na massa na guerra suja da ditadura depois entrou pro bicho, que envolve mto mais crime do que apenas um jogo ilegal.
Resumindo, além de bárbara e imoral, a celebração da morte de bandidos em confronto com a polícia alimenta o próprio crime que a nova direita tupiniquim tanto diz querer combater.
Para encerrar, repito a ressalva: a polícia tem todo de direito de atirar para matar (desde que não ponha em risco a vida de transeuntes inocentes) em bandidos que reagem à bala à ação policial. Mas não em bandido rendido ou que não represente ameaça à vida do policial.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fernando Dantas
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!