, 12 tweets, 3 min read Read on Twitter
[FIO pra quem defende o aborto]

Eu desejo ter a oportunidade de mostrar que estão objetivamente errados. Não é exigir muito de quem se dispõe ao debate público abertura crítica. Não é guerra no sentido clássico de “continuar a política por outros meios”. #AbortionIsAWomansRight
Penso que quem defende o aborto ignora (ou diverge de pressupostos) temas fundamentais de antropologia e filosofia moral para falar do estatuto do embrião como pessoa.  Suas agendas expressam mais em erros do que no desejo mórbido de destruir o embrião pelo prazer de destruí-lo.
Defendo essa teoria — inspirado na teoria socrática do erro moral. Para o caso do aborto, penso que as ideias de Sócrates de que “ninguém erra voluntariamente” e “é melhor sofrer uma injustiça do que praticá-la” têm peso filosófico significativo para a discussão atual.
Quem pretende refletir esses tópicos com algum grau de seriedade e serenidade não pode ignorar essas tensões e dilemas morais: É a consciência do dever que nos revela a liberdade e a autonomia. Uma mulher autônoma e livre fará a opção certa de não destruir o filho, sempre.
Fora do senso do dever não há alternativas para ação. Se sua ação está condicionada por motivos econômicos, psicológicos ou sociais, a escolha não é livre. Se não é livre, não há autonomia, é servil. Liberdade é fazer o que se deve e não ter o poder de fazer “qualquer coisa”.
Escolher o certo é romper com toda forma de determinismo, inclinação e submissão. O desejo não é o móbile moral, mas é o senso de dever. Não é o medo, mas a liberdade. Não liberdade como ausência de coerção, liberdade externa; mas a liberdade interna, da autonomia da vontade.
Se a mulher deve obedecer apenas a si mesma, ela não pode justificar o aborto por ameaças e inseguranças existenciais e sociais externas. Ou a mulher tem autonomia ou não tem autonomia. Ter autonomia é cumprir uma obrigação imposta a si mesma pela vontade de fazer o que é certo.
E com saber o que é certo? Justificar isso é um problema filosófico dos mais complicados. No entanto, não quer dizer que seja impossível. Se não somos capazes de dizer o que é certo num nível universal e racional, vale tudo. Por ex: a proibição do aborto. Ganha o mais forte!
Quando se é a favor do aborto, não é para defender imposição do mais forte sobre o mais fraco, certo? Espero - que é porque consideramos isso o certo a ser feito: "um direito humano", cujo valor é universal. Por isso a discussão passa pelo estatuto do embrião. É ou não pessoa?
"Vida" a gente sabe que é. Vida biológica até meu fio de cabelo é. Uma unha é. Um câncer é. O problema não é biológico. Ninguém constatará "pessoa" se utilizar o método científico natural. A ciência é importante aqui, mas limitada. "Pessoa" é invisível ao método da ciência.
Discutir o que é o embrião é a mais importante discussão para quem pretende se envolver nesse debate público. O problema moral do aborto, portanto, não se encerra na descrição científica de um organismo vivo e da descrição do processo de seu desenvolvimento.
A controvérsia gira em torno de uma resposta para a pergunta: “o que sou eu?” – A parti daí será possível pensar um critério minimamente aceitável para refletir a respeito da resposta para a pergunta: “faz sentido dizer que embrião já existe como pessoa?” spotniks.com/por-que-sou-co…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Francisco Razzo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!