Profile picture
, 27 tweets, 5 min read Read on Twitter
@ProfZi @profeborto @AbrahamWeint @MiriamFAndre @Maguidaschmitt @ElvoFerreira
Vivemos numa sociedade, onde são necessários que cada um tenha responsabilidade de respeitar os limites do outros, ideias, opiniões, possibilitando a verdadeira aceitação em grupo.
Nesse contexto, a escola é um espaço fundamental para que haja uma construção da identidade pessoal, uma vez em que o direito à educação não significa somente acesso a ela, como também, que essa seja de qualidade e garanta que os alunos aprendam.
A educação inclusiva implica na mudança de paradigma, visa à construção de uma educação diferente, transformadora, com práticas inclusivas que pressupõem a inclusão e uma educação de qualidade para a diversidade desses alunos.
O direito à própria identidade significa assegurar a individualidade de cada sujeito na sociedade, respeitando a cada pessoa pelo que é, e reconhecendo sua liberdade e autonomia.
Inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós.
A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.
A Educação inclusiva, portanto, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar.
A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário.
Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças.
A escola é o reflexo da vida do lado de fora e o grande ganho, para todos, é viver a experiência da diferença. Se os estudantes não passam por isso na infância, mais tarde terão muita dificuldade de vencer os preconceitos.
A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade.
Portanto, a educação inclusiva no Brasil é um desafio a todos, pois ainda encontramos muitas práticas escolares voltadas para um único modelo, ou seja, cria-se um ideal de aluno, e se os resultados não são obtidos do que se é esperado, é atribuído à incompetência do aluno.
Isso ocorre, pois muitos profissionais não estão habituados a trabalhar com e para a diversidade e até mesmo as escolas não estão estruturadas para tal processo.
Assim, entre os desafios encontrados para a realização de uma educação inclusiva encontramos primeiramente a quebra de paradigmas conceituais; ...
...o respaldo legal de diversos documentos encontrados em nosso país e ao redor do mundo; tal como a discrepância que existe entre o ideal e o real.
Além disso, a “bíblia” da educação, a LDBEN (1996), responsabiliza os municípios a universalidade do ensino a todos os cidadãos entre 0 a 14 anos, ou seja, a educação inclusiva para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
No Brasil, a regulamentação mais recente que norteia a organização do sistema educacional é o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020).
Esse documento, entre outras metas e propostas inclusivas, estabelece a nova função da Educação Especial como modalidade de ensino que perpassa todos os segmentos da escolarização (da Educação Infantil ao Ensino Superior); onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado;
...disponibiliza os serviços e recursos, além de orientar os alunos e seus professores quanto à sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.
O PNE considera público alvo da Educação especial na perspectiva da Educação inclusiva, educandos com deficiência (intelectual, física, auditiva, visual e múltipla), transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades.
A inclusão não é uma tarefa fácil, mas com dedicação e comprometimento dos recursos humanos da educação é possível, buscando formas para introduzir de fato a inclusão de todos em uma escola de qualidade.
A problemática é o papel do Orientador Educacional no contexto da educação inclusiva, é da maior relevância quando ainda encontramos uma escola com profissionais e uma sociedade com pais que negam a inclusão.
Enquanto, ao papel do Orientador diante desse contexto, é o facilitador, o mediador, onde cabe a este profissional trabalhar projetos educacionais sobre a inclusão com toda a comunidade escolar, para que esta compreenda o processo inclusivo.
Assim, o serviço de orientação busca, no contexto escolar fazer um suporte pedagógico junto ao professor, para que a educação possa ser garantida a todos e respeitando as diferenças e individualidades existentes.
Assim, o Orientador é o mediador entre o aluno e o meio social, o orientador discute problemas atuais, que fazem parte do contexto sociopolítico, econômico e cultural em que vivemos.
E por meio da problematização, pode levar o aluno ao estabelecimento de relações e ao desenvolvimento da consciência crítica.
De qualquer forma, o Orientador Educacional tem papel fundamental e significante na escola, pois além de firmar relações com os alunos, também tem relações com os pais, com os profissionais da escola e com a comunidade.
@threadreaderapp"unroll, please!"
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Escritor
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!