, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
Sobre o texto do zap texto só digo o seguinte: o problema de Bolsonaro não foi a ausência de negociação com o Congresso mas a ideia de que ele poderia usar suas redes e seus ministros pra pesar a mão ou, no limite, fazer chantagem.
Tem um impasse com o Moro? Chama as redes pra fazê-lo mudar de ideia. Quer demitir o Bebianno? Algum militar no MEC é um problema? Rodrigo Maia não abaixou a cabeça? Quer atacar um jornalista incômodo? STF é um problema? Mobiliza pelas redes.
Políticos têm o costume de plantar notas na imprensa pra mandar recados. Muitos articulistas brasileiros vivem desse leva e traz: suas colunas são publicações de recados com finalidades políticas. Até aí mais do mesmo.
O problema é usar as redes de campanha, que foram parte de uma estratégia de longo prazo e absolutamente vitoriosa, para mandar recados. Fica claro de onde os recados saíram. Vai gerando um aumento da má vontade entre aliados, cria desconfianças de todos os tipos.
Eu achava que o ápice dessa crise se daria com a demissão do Bebianno, que tudo indica ter sido uma peça central na campanha. Além dos ataques aos militares também imagino que ficou um gosto amargo na boca do Sérgio Moro depois das declarações sobre "compromisso" da vaga no STF.
Moro, aliás, deveria ser uma peça chave dentro desse estilo de governo. Um juiz famoso internacionalmente, popular e querido como uma espécie de "czar anticorrupção". Aí talvez o problema venha justamente do seu tamanho e do risco que ele apresenta pra um projeto de sucessão.
Muitas trapalhadas, acusações, e decretos inconstitucionais depois se o governo chegou até um ponto de compartilhar um texto acusando todo mundo de ser culpado, é sinal de que a situação talvez seja mesmo essa aqui: terceirizaram o governo.
O negócio é que se Bolsonaro renunciar, porque acho que ele só sofreria um processo de impeachment se o provocasse de forma bem direta, ele vai ficar para sempre como um Tancredo Neves, um presidente em possibilidade. E, detalhe, com uma base que não deve deixá-lo tão cedo.
Talvez diante de uma situação tão complicada e muitas feridas autoinfligidas essa seja a saída planejada. Retirar taticamente, reagrupar. Imagino que o perigo nesse caso, é que ele não terá sossego de nenhum de seus antigos aliados.
Nesse caso, haja Coaf.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Carapanã
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!