, 13 tweets, 4 min read Read on Twitter
1 - O dia 26, se der muita gente, pode inaugurar algo que a falta de imaginação política dos deputados do Centrão sequer vislumbra. Tem a ver com o potencial em torno de uma agenda de "Reformas Já", ainda muito centrado nos carro-chefe de SM e PG, mas passível de maior expansão.
2 - Povo na rua pedindo reformas consolida a demanda por grandes transformações que vem sendo represada sem sucesso desde 2013. É algo com um potencial explosivo, que pode ser usado para o bem ou para o mal, mas, com a pauta certa, espanta qualquer risco autoritário.
3 - Enquanto algumas agendas avançarão no Congresso por necessidade de sobrevivência dos próprios deputados que o compõe e que almejam se apropriar do poder (Previdência, por ex), outras não tem, pelos mesmos motivos, qualquer chance de prosperar sem pressão popular.
4 - Sem corpo a corpo direto com os deputados, não existe a menor chance do Pacote Anti-crime passar como está no Congresso. Na verdade, o que já está sendo feito é seu retalhamento, incluindo jabutis que, em vez de ajudar no combate à corrupção, emparedam-no de uma vez.
5- Da mesma forma, não se pode esperar coisa boa de qualquer reforma política conduzida pelo Centrão. Outras medidas, no campo econômico, também não vão prosperar sem a ação das massas. Nesse jogo do Rodrigo Maia, até um Paulo Guedes da vida se verá emparedado hora ou outra.
6 - Isso significa que a dialética entre governo e militância tem que impor na marra uma agenda de reformas que sirva como aríete para enfrentar o jogo sujo da cracolândia no Congresso, que só será vencida, de um lado, pelo corpo a corpo, e, do outro, pela ação plebiscitária.
7 - Nesse sentido, @SF_Moro precisa repensar sua estratégia e propor um Pacote Anti-Corrupção ousado, para ser comprado pelas massas e apresentado na forma de plebiscito popular. O @lpbragancabr precisa propor uma agenda de reforma política ampla, para entrar na mesma linha.
8 - Da mesma forma, a equipe econômica do tem que apresentar num pacotão tudo aquilo que deverá ser privatizado, parte, justamente, daquilo que o Centrão não vai topar ceder, porque disso se alimenta. E @AbrahamWeint, por sua vez, deveria logo propor uma reforma universitária.
9 - Com um pacote substantivo de amplas reformas, há combustível para que a rua tome conta do processo e faça o que ela sabe fazer. A agenda de plebiscitos para evitar o retalhamento total de algumas dessas iniciativas significa a deslegitimação absoluta dos deputados opositores.
10 - Nesse jogo, caberia às lideranças de rua se organizarem para 1) iniciar um movimento amplo capaz de comprar as agendas, agregando um grande número de pequenos e médios grupos e 2) organizar a agenda de grandes manifestações e de corpo a corpo com os deputados resistentes.
11 - É claro que um cenário hipotético assim depende de: 1) dar muita gente na rua; 2) organização interna maior do governo pós-26; 3) capacidade de liderança de figuras como @BolsonaroSP, @lpbragancabr e @filgmartin; 3) organização mínima das bases na ponta do processo.
12 - Porém, na altura que a coisa vai, com o Centrão buscando um semi-parlamentarismo que esvazie a agenda de campanha e desidrate (ou derrube) o Presidente, não há mais espaço para hesitação. A multidão do dia 26 tem de tornar o governo um bloco sólido. Às favas com a covardia.
13 - Agora, que a besta já foi liberada, cabe ao @jairbolsonaro montar na sua corcova e conduzi-la pelas sendas de reformas virtuosas. É isso, ou ser tacado fora da arena. Porque não há de ser Maia ou qualquer outro desses drogados do Centrão que vai conseguir conter seu ímpeto.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Eduardo de Alencar
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!