Profile picture
, 9 tweets, 3 min read Read on Twitter
São simplesmente inacreditáveis as bobagens que alguns delegados da PF – que se cobriram com o manto da anonimidade – disseram nesta matéria do @PrazeresLeandro no @UOLNoticias. Vamos dissecar as declarações deles no fio aí, sigamos.

noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
Antes de começar, um fato básico: DESCRIMINALIZAR é retirar do porte de drogas para uso pessoal o status de crime. Isto significa que só os usuários deixariam de ser penalizados. O tráfico continuaria como é há décadas: crime. Portanto, NÃO estamos falando de legalização.
"O temor é que [...] uma eventual descriminalização das drogas pode criar um cenário de "caos" no combate ao narcotráfico devido ao possível aumento na demanda".

Fato: A descriminalização do porte de drogas não influenciou as tendências de consumo nos países onde ocorreu.
"As pessoas defendem a descriminalização e citam as experiências do Uruguai e da Holanda"

Fato: As experiências descritas não são descriminalização e sim de regulamentar a venda de maconha, portanto legalização no Uruguai e uma política de tolerância peculiar da Holanda.
"O aumento da violência no [Uruguai] se deu por conta de disputas entre traficantes que concorrem em um mercado que ficou menor após a legalização da maconha"

Fato: A legalização não está em pauta no STF e não está claro ainda se homicídios aumentaram por causa dela no Uruguai.
"A descriminalização das drogas não vai diminuir o poder do crime organizado. [No] caso do cigarro, [o] contrabando alimenta o crime organizado."

Fato: Claro que não. E a discussão não é essa, é sobre a constitucionalidade de se punir alguém por decidir usar uma droga.
"Descriminalizar não vai acabar com o tráfico"

Fato: É simplesmente assustador alguém que fez concurso para delegado da PF não saber que o que acabaria com o tráfico seria a LEGALIZAÇÃO e não a descriminalização, e confundir as duas coisas em uma entrevista.
"A gente lamenta que, mais uma vez, o STF atue em matérias penais dessa forma, legislando. Isso vai contra a separação dos poderes".

Fato: Aqui o STF não está legislando nada, embora às vezes o faça. A matéria é rigorosamente constitucional e não toca na ilegalidade do tráfico.
Resta enfim saber se os policiais federais anônimos, que passam pela peneira de concursos concorridos, cometem erros tão básicos de Direito - ao ponto de que eu, um psiquiatra, me sinto à vontade p/ apontá-los - ou se estão mesmo apostando na ignorância da população sobre o tema.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to LF Tófoli
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!