, 15 tweets, 7 min read Read on Twitter
1) O grande @dbelemlopes e eu falamos à Época sobre a decisão de se fecharem embaixadas brasileiras pelo mundo. Ainda que a decisão seja coerente com a nova estratégia externa do governo, o debate real diz respeito aos custos e benefícios dessa medida.

google.com/amp/s/epoca.gl…
2) A abertura de embaixadas fazia parte de uma estratégia muito particular de política externa, em que o 🇧🇷 se projetava como potência emergente. As condições do país e do mundo eram favoráveis. A ampliação da rede diplomática do país parecia fundamental p/os objetivos do país.
3) A ambição de Lula/Celso Amorim foi bastante criticada. Na imprensa, na academia e nos círculos políticos, muitos diziam que a estratégia do PT não traria bons frutos. De fato, muitas das iniciativas diplomáticas não sobreviveram os anos da recessão pós- crise - e da Lava Jato.
4) No governo Dilma, o aperto fiscal fez com que muitas embaixadas tivessem repasses atrasados. Faltava luz e água em algumas representações, o que colocou alguns funcionários em situação de risco. O debate sobre os limites dessa estratégia ressurgiu aí.

www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/01/…
5) Em 2015, diante do enfraquecimento do governo, a oposição passou a bater pesado na questão das embaixadas. Tratava-se de argumento típico do PSDB contra o PT, muito + no plano das narrativas do que dos dados concretos. O diálogo às vezes era caricato:

oglobo.globo.com/brasil/no-sena…
6) A crítica do PSDB tocava em questões caricatas, como um suposto amor do PT por ditadores. Mas pouco se falava do essencial: as embaixadas atendem aos interesses brasileiros? Se grandes iniciativas, como a reforma do CSNU ou Doha, não tinham logrado êxito, como justificá-las?
7) O então chanceler Mauro Vieira argumentou por 2 vias:

1-O comércio c/países onde o 🇧🇷 havia aberto embaixadas aumentou + que a média das trocas brasileiras c/o mundo.

2-Uma maior rede diplomática atenderia à maior demanda de cidadãos brasileiros
www1.folha.uol.com.br/opiniao/2015/0…
8) Algumas semanas depois, @MarcosDegaut se juntou ao debate e publicou texto contundente contra os argumentos do chanceler, mostrando a relação espúria entre comércio/tamanho da rede diplomática. P/ele, a manutenção de embaixadas seria desperdício de $

www1.folha.uol.com.br/opiniao/2015/0…
9) Lembrando que o aperto orçamentário do MRE não se limitava só às embaixadas, mas também à contribuição brasileira a organismos internacionais. Chegamos a ficar devendo UNESCO, AIEA e Unasul. Dilma chegou a criar uma comissão para avaliar a saída do 🇧🇷 de OIs pouco prioritárias
10) Logo após o impeachment, o novo chanceler @joseserra_ fez da crítica ao PT diretriz da nova pol. ext., como destaca @MarcosTroyjo em artigo publicado à época. Serra encomendou um estudo para fechar embaixadas, mas encontrou muita resistência interna.

www1.folha.uol.com.br/colunas/marcos…
11) Barrado no Itamaraty, o estudo acabou sendo feito pelos aliados de Serra no Senado. A avaliação, bastante detalhada, teve como relator @tassojereissati e foi realizada no âmbito da Comissão de Relações Exteriores, presidida por @Aloysio_Nunes.

sinditamaraty.org.br/images/Anexo_5…
12) O estudo do Senado ganhou alguma repercussão. Como destaca @anaclaracosta em matéria de 2017, talvez a questão não fosse fechar embaixadas, mas torná-las mais eficientes. Mas Nunes, que assumiria o MRE meses depois, acabou engavetando a discussão. epoca.globo.com/politica/notic…
13) A decisão de @ernestofaraujo, portanto, se baliza por um debate extenso sobre os prós e contras de mantermos embaixadas na África ou no Caribe.

O problema, como de praxe, é que não houve nenhuma justificativa baseada em dados, mas sim no puro desejo de apagar o passado.
Também não posso deixar de mencionar a entrevista de Celso Lafer à @mariqb sobre o tema: "Os governos do PT, em especial nos dois mandatos do presidente Lula, superestimaram aquilo que poderiam alcançar com a política externa."

istoe.com.br/fechar-embaixa…
Update: nos grupos bolsonaristas do zap, está circulando essa matéria dizendo que as embaixadas abertas nos anos @LulaOficial eram "cabides de emprego do PT". Só quem não faz ideia de como o serviço exterior brasileiro funciona poderia dizer essa bobagem.

jornaldacidadeonline.com.br/noticias/14858…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Guilherme Casarões
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!