, 23 tweets, 9 min read Read on Twitter
1) Uma das características + marcantes do olavismo (e do bolsonarismo em geral) é a construção de teses s/nenhum compromisso com os fatos.

Outros traços marcantes são o pedantismo e a soberba c/que se reproduzem essas teses vazias.

O chanceler nos dá + 1 exemplo abaixo (fio) 👇
2) Assumi a tarefa de ler tudo o que esteja ao meu alcance sobre a intelectualidade bolsonárica.

Já comentei sobre as fragilidades do livro do @lpbragancabr e teria muito a dizer sobre a obra de Alexandre Costa sobre globalismo.

Aqui, vou me concentrar no livro sobre o Foro:
3) Primeiro, a tese central: o Foro de São Paulo, criado logo após a queda do muro de Berlim, nasce de uma aliança entre comunistas e guerrilheiros para sustentar o "Castro-comunismo" na América Latina. Seu objetivo é lucrar com a pobreza do povo para se manter no poder (p. 17).
4) Seus partidos sempre usam a democracia p/chegar ao poder, c/campanhas financiadas por PDVSA+FARC.

Uma vez no poder, estabelecem novas constituições, formam milícias violentas, destroem as FFAA, fomentam lutas étnicas/de classe.

O Foro seria + poderoso que o KOMINTERN (p.13).
5) Importantes líderes do Foro, antes de se elegerem presidentes, teriam articulado golpes de Estado (Chávez, Humala, Gutiérrez), promovido caos social (Morales, AMLO) ou, dizendo-se "moderados", se associado a radicais guerrilheiros (PT+MST, Frente Amplio, FMLN) (p. 24-25).
6) Uma vez no poder, Peña diz q os líderes destroem a democracia por dentro. "O Foro está p/a democracia assim como a AIDS está p/o corpo humano" (p.27). Tomam controle dos outros poderes, compram consciências e lealdades, cooptam os pobres, eliminam dissidentes, fraudam eleições
7) O + importante: para fazer isso tudo, o FSP precisa destruir a identidade Ibero-americana, eliminando os valores Cristão-Ocidentais ligados a dignidade humana, liberdade, justiça, tolerância e busca do bem comum (p.31)

Aqui, a narrativa ernestolavista começa a ganhar força.
8) Peña lamenta q os marxistas queiram reescrever a história, chamando as conquistas coloniais de genocídio, difamando a evangelização católica e incitando a "resistência indígena e negra".

Jogam no lixo a herança gloriosa dos vencedores da batalha de Lepanto contra os islâmicos
9) "Se o q aconteceu na Ibero-América foi 1 conquista baseada na difusão da fé cristã, na construção de cidades/universidades e na incrível mistura de raças promovida diretamente pela Coroa espanhola, é loucura tentar mudar 1 passado tão glorioso c/base em mentiras do FSP" (p.33)
10) Peña prossegue: se os valores morais foram deturpados pelos marxistas, a "vontade da maioria" poderá colocar em risco a existência da nação.

"O relativismo moral deu abertura p/1 era em q ladrões, assassinos e criminosos" geralmente saem por cima "ao vencerem eleições"(p.35)
11) No capítulo 7, escrito por Pedro Paúl Betancourt, o FSP é descrito como "uma das mais perigosas e poderosas organizações terroristas internacionais do planeta", que combina objetivos político-ideológicos das lideranças esquerdistas c/os interesses econômicos das FARC (p.42).
12) Betancourt trabalhou como consultor do Voluntad Popular (partido anti-chavista do Leopoldo López) e de outros grupos de oposição ao Foro, além de ter servido como Diretor de Coop. Internacional de Caracas sob outro opositor de Chávez, Antonio Ledezma devengoechea.com/member/pedro_p…
13) O cap 8 é inteiramente dedicado a destruir a imagem de "moderado" de Lula, acusando-o de ser, na verdade, o gestor da aliança FSP-FARC, enquanto Chávez é meramente seu "protegido" (p.43). Com evidências anedóticas de jornal, Peña tenta provar o amor do Lula e do PT por Chávez
14) Análises personalistas são complicadas, do ponto de vista científico. Não há dúvidas de q PT/Lula nutriam simpatias por Chávez, mas isso não nos permite dizer q havia 1 projeto comum "bolivariano". Já escrevi sobre isso, mostrando a rivalidade 🇧🇷🇻🇪: upjournals.co.za/index.php/LAR/…
15) O cap 9 é especialmente curioso: inspirado pelo conto "A Carta Roubada", de Poe, sugere q a estratégia usada pelo FSP p/esconder sua atividade criminosa é justamente torná-la pública, c/a revista América Libre - q tem em seu conselho editorial @stedile_mst e @leonardoboff
16) Os capítulos subsequentes são dedicados a narrar a cruzada do próprio Peña, que viajou pelo continente denunciando os crimes do FSP, fundou uma ONG (Fuerza Solidaria) p/se organizar contra Chávez em 2001 e outra ONG (UnoAmérica) p/servir de contraponto ao Foro, em 2008
17) Desde o princípio, a UnoAmérica recebeu o apoio de Olavo de Carvalho, q a qualificou como "a única organização internacional dedicada a combater o comunismo". Quando Peña foi preso na 🇻🇪 sob acusação de terrorismo em 2010, Olavo o defendeu publicamente thenewamerican.com/world-news/sou…
18) O braço 🇧🇷 da UnoAmérica é presidido por Heitor de Paola, 1 grande representante do olavismo, articulista do (já extinto?) portal Mìdia Sem Máscara, ao lado de Peña e Olavo, e autor do livro "O Eixo do Mal Latino-Americano e a Nova Ordem Mundial" (2008), sobre FSP-FARC.
19) Sobre o ativismo de Peña Esclusa, vale ressaltar que ele fundou, nos anos 80, o capítulo 🇻🇪 do polêmico movimento de Lyndon LaRouche, acusado de antissemitismo pela ADL e considerado uma seita conspiratória que tem como alvo - vejam só! - George Soros lyndonlarouche.org/larouche-latin…
20) Sobre o livro em si, há quase nenhuma sustentação às alegações feitas por Peña. Das 53 notas de rodapé em 65 páginas de texto, + da metade são referências a ele próprio ou a material produzido pela Fuerza Solidaria. Outro pedaço considerável são notas de jornal sobre o Lula.
21) Mesmo que a tese tenha elementos factíveis e o Foro mereça ser estudado como objeto da (geo)política latino-americana, o livro divulgado pelo chanceler não passa de um panfleto, fortemente ideológico e amplamente conspiratório, como são outros livros da biblioteca olavista.
22) Ainda q não surpreenda q @ernestofaraujo, q se diverte postando referências de extrema-direita oriundas do submundo da internet, divulgue esse tipo de leitura panfletária p/seus seguidores, certamente essa não deveria ser a postura de um ministro de Estado.

O 🌎 está vendo.
23) Coincidentemente, o chanceler acaba de postar a "prova definitiva" de que o Foro de São Paulo existe. O problema é q qualquer pessoa razoável sabe q ele existe; o ponto em discussão é saber se os atos e efeitos do Foro realmente têm o alcance q dizem.

Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Guilherme Casarões
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!