, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
O mês é Julho. Por meio de expedientes ilegais, algumas pessoas obtém acesso a uma troca de mensagens particulares envolvendo personalidades da República. Essas mensagens são publicadas e circulam pela sociedade, gerando indignação e escândalo.
O acontecimento atinge proporções que fazem com que um dos expostos pelo vazamento da correspondência sinta-se humilhado e parta para a vingança. Ele se dirige a uma confraternização onde estaria o mandante do vazamento e dispara dois tiros contra seu peito. O mandante morre.
O assassino é preso, levado para a detenção, onde é espancado e morto. Passou para a história como tendo se suicidado. A outra pessoa exposta no vazamento foi encontrada morta dias depois. Provavelmente também foi suicidada.

Tomou um susto?
Essa é a história do assassinato em 26 de Julho de 1930 de João Pessoa, então presidente da Paraíba, morto por João Duarte Dantas em Recife, por questões de ordem pessoal.
João Dantas, cuja família era inimiga política de João Pessoa, tivera o escritório de advocacia arrombado e saqueado. No cofre se encontravam cartas e poemas de amor da escritora Anayde Beiriz, que foram divulgados e considerados escandalosos.
João Dantas foi morto e Anayde apareceu morta.
O assassinato de João Pessoa foi o gatilho para a mobilização armada dos partidários de Getúlio Vargas e da Aliança Liberal, que realizaram o golpe de 1930, derrubando da Presidência da República o paulista Washington Luiz e impedindo a posse de outro paulista, Julio Prestes.
Getúlio Vargas assumiu a presidência.

Os paulistas não se conformaram e começaram manifestações contra o governo golpista.
No dia 23 de maio de 1932, as tropas getulistas dispararam contra a multidão de manifestantes e mataram quatro jovens: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. MMDC, que passou a ser o nome do movimento de resistência dos paulistas.
No dia dia 9 de julho de 1932, explodiu a Revolução Constitucionalista, que terminou com a rendição do Exército Paulista em 2 de outubro. Morreram entre 600 e 1000 pessoas nos combates.
Por isso amanhã é feriado em São Paulo.

Já havia um clima de revolta no país, mas a gota d'água foi um vazamento de conversas particulares.

Puta medo.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to luciano pires
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!