, 18 tweets, 14 min read Read on Twitter
Como as novas relações de trabalho afetam o relacionamento entre pais, filhos e professores?
As coisas mudaram muito nos últimos tempos. Corremos o tempo todo. Sempre existe uma novidade. É cada vez mais difícil estar atualizado com o que acontece ao nosso redor. Computadores, celulares, tablets, realidade aumentada, nanotecnologia.
Muitos falam que somos imigrantes neste mundo veloz. Que os nativos seriam os nossos filhos. Isto é no mínimo injusto conosco, já que fomos nós que construímos este mundo, através de novas tecnologias, novos procedimentos, novos paradigmas.
Antes da industrialização, cada parte do processo de construção das coisas e das ideias, importava. Da escolha da matéria-prima, passando pela criação de ferramentas e técnicas e chegando à excelência do produto final. Toda a trajetória da árvore à mesa contava.
Hoje é diferente. Temos mais liberdade quanto aos processos que usamos para realizar nossos trabalhos. Muitos possuem horários flexíveis de trabalho, chegando a poder trabalhar em casa em alguns dias da semana.
O local de trabalho tem uma configuração mais dinâmica. Temos amigos do trabalho. As roupas muitas vezes também são mais informais. Tudo é menos sisudo. O clima de parceria e camaradagem aparentemente é mais incentivado. Mas nossa relação com o trabalho é mais saudável?
Quantas vezes levamos trabalho para casa? Quantas vezes respondemos aquele e-mail já depois do jantar. Quantas vezes você olha o grupo do trabalho no aplicativo de mensagens?
Na Antiguidade e na Idade Média, o trabalho era quase sempre em casa e familiar. Com as manufaturas e a industrialização, o trabalho saiu de casa e foi para a fábrica, para o escritório, para longe do lar.
Hoje este trabalho volta para casa, mas de uma maneira mais intrusiva, sorrateira. Trabalhamos o tempo todo, mas cada um com o seu trabalho. O que mudou de fato?
O foco hoje, encontra-se mais nos resultados do que no processo. Importa menos o COMO você consegue atingir resultados e mais SE você atingiu resultados. Ganhamos liberdade, e perdemos tranquilidade. É a meta a ser batida no fim mês, é a entrega do projeto, é nota do boletim...
Sim. Nossos filhos e alunos vivem na mesma dinâmica, sempre preocupados com a próxima nota, com a próxima prova, com o próximo boletim. E nossas relações com eles foram espelhadas em seus próprios comportamentos.
Claro que as notas são importantes. São a FERRAMENTA para sabermos se o nosso aluno, nosso filho ou nós mesmos temos o conhecimento trabalhado na sala de aula. O problema é que todos nós trabalhamos as notas como RESULTADO a ser alcançado.
É como se nos importássemos mais com a temperatura que aparece no termômetro do que na doença que causa a febre.
Não se trata de uma proposta de mudança de paradigma das relações de trabalho, família e estudo.
Trata-se de entender como estes processos foram construídos e como podemos usar isto ao nosso favor e não sermos levá-los pelas circunstâncias. Racionalizar e domar estes processos que nos permeiam.
Começa por uma relação mais franca entre nos professores, vocês país e eles alunos/filhos. Focar no que realmente importa. Em aprender. Entender que a nota é apenas o reflexo de um processo sólido de apreensão e construção de conhecimento.
Isto passa por humanizar as relações humanas que são parte do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando que o aluno seja preparado para o mundo profissional que o aguarda em poucos anos e possa ter acesso à uma Educação que realmente signifique algo para ele e para nós.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Dennis Almeida
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!