, 14 tweets, 3 min read Read on Twitter
Um pequeno fio de quem passou 7 anos na educação básica como professor.

Nós somos vigiados o tempo todo.
O mecanismo de vigilância sobre os professores variam muito. Em algumas escolas, estão disfarçados de metodologia inovadora (paredes de vidro), em outros, de dispositivos disciplinares para os docentes (câmaras de vídeo) e, em outros, são mecanismos de vigília biométrica...
(como os relógios pontos com digital, que obrigam o professor a passar o dedo "quatro vezes" no indicador - uma quando entra, uma quando sai para o recreio, uma quando volta depois do recreio e outra quando sai da escola)
Mesmo nas escolas particulares mais pobres de recursos, se estimula mecanismos de vigilância por meio de coordenadores de assuntos educacionais (o nome muda, mas o conteúdo é o mesmo). Com o argumento de facilitar os processos de aprendizagem, a escola...
...contrata alguém exclusivamente para coordenar os trabalhos dos docentes (diferente de escolas públicas municipais e estaduais, onde a coordenação no âmbito escolar é feita com professores alocados na própria escola). Isso tem efeitos deletérios no processo de aprendizagem..
Por exemplo, quando dei aula numa escola em São Leopoldo, um aluno entregou um trabalho obviamente plagiado. A nota do aluno era zero, sem discussão. O aluno levou para a mãe que, por sua vez, foi até a coordenadora. Ela tinha dois filhos na escola. Se um reprovasse, ia tirar...
...os dois do colégio e buscar uma opção mais barata (ou mais leniente, conforme sua demanda). A coordenadora me chamou para conversar sobre isso e eu passei a ser pressionado para "dar nota" ao aluno - eu dei 2,0 pontos por ele ter matado árvores à toa.
Diante de casos assim, você pode sugerir sistemas avaliativos menos ortodoxos, por objetivo. O que não seria um problema se os professores não tivessem, por vezes (como eu tive), mais de 300 alunos em uma mesma escola. É praticamente impossível criar um sistema qualitativo de...
...avaliação nesse ambiente de estafa.

Vejam, todos esses mecanismos aqui expostos não são de controle ideológico. Mas são, ainda assim, mecanismos de controle. E se você insere eles na rede pública, isso não vai melhorar o ensino?
Bem, não. Porque não é o controle sobre o professor que melhora o ensino - inclusive há fartas evidências sugerindo o contrário. Quando você controla o professor, você pode controlar os tópicos abordados em aula, você pode restringir o acesso do professor a recursos didáticos,...
...desestimular formas criativas de avaliação, desestruturação de esquemas mais abertos para a relação aluno-escola.

Ainda mais o que o estado de SP está fazendo, que é criar mecanismos de controle externos a própria comunidade escolar.
É importante que os professores se organizem, se sindicalizem e se preparem. A vigilância sobre o trabalho docente não vem só de aberrações como o "Escola sem Partido", vem também desse modelo de ensino "bancário" desenvolvido por ONGs como o Instituto Ayrton Senna.
E, como bem lembrou a @CSilvaPry , essas duas formas de controle operam juntas sobre os trabalhadores e trabalhadoras da educação. São inimigos de qualquer proposta de educação mais emancipadora, necessária para enfrentar os desafios da atualidade.
* Os mecanismos

(Maldito Twitter e a ausência de um botão de editar 😅)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fernando L'Ouverture
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!