, 13 tweets, 2 min read Read on Twitter
Embora eu escreva enquanto rola a crucial sessão do Parlamento britânico, depois que a Suprema Corte considerou ilegal o adiamento da volta do recesso, alguns apontamentos sobre o que está acontecendo no Reino Unido:
Ao decidir que o adiamento do retorno do recesso parlamentar foi ilegal, a Suprema Corte britânica adotou um lado político na discussão sobre o Brexit, e esse lado é contrário à proposta de saída (com ou sem acordo) prometida pelo primeiro-ministro Boris Jonhson.
A Suprema Corte fez mais, e isso não está sendo considerado: colocou em causa a decisão da Rainha Elizabeth II - anuência para adiamento -, o que é uma clara interferência no poder da Monarca. Concomitantemente, declarou tacitamente que a Rainha tomou uma decisão ilegal. É grave.
É corolário da ignorância reinante a reação daqueles que celebram a decisão da Suprema Corte como o restabelecimento da democracia, pois a decisão também ataca a vontade democrática manifestada pelos eleitores que votaram a favor da saída do Reino Unido da União Europeia.
Outro ataque à democracia foi perpetrado, antes, pelo Parlamento ao aprovar uma lei que impede o Brexit sem acordo e sem a sua chancela, e ao rejeitar a convocação de nova eleição solicitada pelo primeiro-ministro.
Contraditoriamente, políticos, jornalistas, comentaristas contrários ao Brexit viram nas decisões do Parlamento e da Suprema Corte uma defesa exemplar da democracia. Inacreditável.
Mais curiosa é a reação de quem acha que Boris Johnson é um populista da extrema direita, logo ele que, estudioso e admirador da política romana e de estadistas gregos como Péricles, tem Winston Churchill como influência direta.
O mesmo Churchill que hoje seria qualificado por essas mesmas pessoas da mesma forma: como um populista de extrema-direita.
Pior do que a ignorância afetada de quem se arrisca a falar a respeito do que desconhece (política britânica e de conceitos de filosofia e ciência política) é opinar como se os que discordam estivessem moralmente errados, a começar pelos britânicos que defendem a saída.
Ontem, ao ser informado da decisão da Suprema Corte, e perante a pressão para que renuncie, o primeiro-ministro disse que não renunciará; que tentará mais uma vez convocar nova eleição; e que prosseguirá com o plano de saída da U. Europeia, com ou sem acordo, em 31 de outubro.
Diante do cansaço da sociedade pelo prolongamento do processo de saída e do comportamento de políticos e magistrados, que se recusam a aceitar a vontade da sociedade democraticamente expressa no referendo de 2016, o Brexit tem sido revelador da arrogância fatal das elites...
...e de seu descolamento da sociedade: a democracia só vale se o resultado for o desejado por eles. Caso contrário, o povo deve ser alertado de que não tem condições de fazer escolhas. Depois, dizem não entender por que aquilo que dizem e fazem está cada dia mais em descrédito.
Dessa vez, porém, essas elites enfrentam um primeiro-ministro que não teme lutar e que, à maneira de Péricles no discurso em homenagem aos mortos na Guerra do Peloponeso, defende a liberdade, a democracia e o espírito e o legado político daqueles que construíram o Reino Unido.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Bruno Garschagen
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!