, 14 tweets, 2 min read Read on Twitter
1- A decisão do primeiro-ministro Boris Johnson e de sua equipe de pedir à Rainha Elizabeth II o adiamento da volta do recesso parlamentar foi uma jogada política brilhante, embora arriscadíssima.
2- Ao concordar com o pedido, a Rainha fez o que tradicionalmente tem feito: respeitar a decisão do primeiro-ministro. Não foi a primeira vez nem será a última.
3- Mas, em se tratando de tema tão delicado, acredito que ela tenha sido convencida pelos argumentos do grupo capitaneado pelo deputado conservador Jacob Rees-Mogg lider do partido na Câmara.
4- Foi hilário, aliás, ver as reações de quem até outro dia acreditava que a Rainha da Inglaterra não tinha poder político algum e que a Monarquia era mero, excêntrico e caro enfeite institucional. Os poderes da Rainha são diversos e fundamentais à ordem política britânica.
5- Voltando à decisão, dois são os objetivos centrais: a) dificultar a tentativa dos parlamentares de aprovar legislação que impediria um Brexit sem acordo; b) neutralizar a tentativa dos oponentes de convocar novas eleições com a finalidade de substituí-lo antes do Brexit.
6- Os riscos mais previsíveis eram a torrente de ataques contra Johnson, seu governo e contra o próprio Brexit; as declarações sobre o fim da democracia, autoritarismo et caterva; a reação violenta de uma parcela de seus pares do partido Conservador.
7- É o que vem acontecendo desde dentro e fora do partido. O conservador John Major, que sucedeu Margaret Thatcher, entrou na briga e disse que também recorrerá ao judiciário para impedir a manobra do primeiro-ministro.
8- Outra informação importante que você só lerá aqui é a seguinte: por trás da estratégia de ação política de adiar o retorno do Parlamento está Dominic Cummings, braço direito do primeiro-ministro no n. 10 de Downing Street.
9- Cummings foi o cérebro da vitoriosa campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia e é um estrategista político brilhante, trabalhador obsessivo, sem apego algum pelo poder e um sujeito sem o menor apreço por políticos.
10- A união entre Johnson e Cummings está desconcertando uma ala mais antiga dos tories, deixando sem reação os adversários trabalhistas e confundindo a imprensa britânica (com raras exceções como Telegraph, Spectator) e internacional.
11- Aliás, tudo o que você saberá pela imprensa brasileira sobre o que está acontecendo no Reino Unido tem como fontes a parte da imprensa que já se colocou como adversária do primeiro-ministro desde o primeiro dia: BBC, Guardian, Economist.
12- Ao contrário da titubeante Theresa May, que era contra o Brexit e foi alçada à liderança do partido Conservador e à chefia de governo, Johnson disse desde que assumiu que levaria a saída adiante, com ou sem acordo.
13- A determinação do PM não é inconsequente, entretanto. Ele tem se reunido com as principais lideranças europeias para estabelecer algum tipo acordo, e tem a seu favor o temor da União Europeia de uma saída sem negociação.
14- Por último, vejam “Brexit: The Uncivil War”, com excelente ator B. Cumberbatch. Apesar de tornar certos personagens caricaturais (como Johnson) e tomar certas liberdades, o filme, mediano, mostra o papel fundamental de Cummings na campanha que levou à aprovação do Brexit.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Bruno Garschagen
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!