, 11 tweets, 5 min read
Hoje foi canonizada Santa Irmã Dulce dos Pobres, até então conhecida como Irmã Dulce. O que pouco se fala dela é do seu amor por outra causa popular na Bahia: o Esporte Clube Ypiranga.

Quem? Segue o carretel sobre "O Mais Querido".
O Ypiranga foi o maior clube da Bahia até a década de 1950, não à toa ganhou a alcunha de "Mais Querido". Não apenas era o time mais popular da cidade do São Salvador da Bahia de Todos os Santos, como de fato era popular: fundado por estivadores, no bairro do 2 de Julho.
Esses mesmos estivadores formariam, anos depois, o lendário bloco Filhos de Gandhy. O Ypiranga claramente precisou de apoio de famílias destacadas da sociedade baiana para se manter, mas jamais perdeu o seu traço popular e, principalmente, negro. E isso vem dos seus primórdios.
Veio do Ypiranga o primeiro grande ídolo do futebol baiano, o negro Popó, "O Craque do Povo". Imagine em plena década de 1920, pouco mais de de 30 anos de abolida a escravidão, uma sociedade racista e segregada como a de Salvador admirando um "futebolista"? Isso era o Ypiranga.
A força do Ypiranga no imaginário da Salvador "de baixo" era tamanha que afetou até os grandes intelectuais orgânicos de outras searas: Mestre Pastinha, pai da Capoeira Angola, adotou o Amarelo e Preto do Mais Querido para o abadá do seu grupo.
Falando em intelectual e mestre, indispensável a menção a outros ypiranguense apaixonados: Jorge Amado e João Gilberto, mestre da letras e da música respectivamente. Abaixo o escritor representando em um jogo.
O Aurinegro dominou por décadas o certame local, sempre identificado como clube do povo, como canta seu hino: "Meu velho Ypiranga, o povo quem te criou, consagrou. O time do nosso amor".
Sofrendo forte concorrência e problemas financeiros, o Ypiranga entrou em decadência. Com o surgimento do EC Bahia, criado por membros dos aristocráticsos Bahiano de Tênis e Atlética da Bahia, perde o posto de maior vencedor.
Também vê outras forças emergentes, como o EC Galícia nos anos 1930, da comunidade galega da Bahia; e depois com a adoção do profissionalismo pelo EC Vitória em 1953, outro clube aristocrático, o "decano", que até então tinha pouco peso.
Atualmente o Ypiranga luta para voltar à primeira divisão do campeonato baiano. Já não tem a mesma massa torcedora, nem o mesmo prestígio, mas certamente é o segundo time de todo bom baiano.
E é aquela coisa... Seu time pode ter vários títulos, um belo estádio, muito dinheiro e grande torcida.

Mas só o Ypiranga tem uma Santa. E ela faz jus à sua história: Santa Dulce 'dos Pobres', assim como o clube Mais Querido da Bahia.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with NA BANCADA 🏴🥁

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!