, 18 tweets, 4 min read Read on Twitter
O caso da apropriação indevida dos recursos do Cruzeiro Esporte Clube, denunciados nesse domingo no Fantástico, é uma ótima oportunidade para discutir a importância da democratização dos clubes no Brasil.

Segue um rápido fio para explicar essa e outras questões👇🏾:
1 - Para início de conversa, vale lembrar que provavelmente o seu clube também está metido em esquemas parecidos de desvio de verbas, contratos superfaturados e rateio de atleta. Pode estar também sendo vitimado por um esquema de evasão de renda na bilheteria dos jogos.
2 - Clubes (associações civis) são formados por três órgãos que reproduzem propostas republicanas: Conselho Diretor (executivo), Conselho Deliberativo (legislativo) e Conselho Fiscal (judiciário). Em tese, esses órgãos são independentes e deveriam equilibrar os poderes no clube.
3 - Clubes no Brasil, no entanto, são restritivos e fechados politicamente. Apenas um punhado de sócios tem direitos políticos. No Flamengo, isso custa 15mil reais. No Cruzeiro, só entra por indicação de outros sócios desse punhado.
4 - Isso faz com que os órgãos desse clube sejam compostos historicamente pelas mesmas pessoas, ou pelas mesmas facções negociam entre si o poder dentro das instituições. Guarde o termo "facção".
5 - Os sócio-torcedores via de regra são alijados de participação nos círculos políticos desses clubes. Apenas Inter, Grêmio, Bahia, Vitória, Santos, Flu, Náutico e mais uns poucos fogem dessa regra.
6 - Em distintos graus, esses clubes autorizam o sócio-torcedor a votar no presidente que mais lhe agrada, em alguns casos, compor ele mesmo uma chapa para o Deliberativo (legislativo) e Fiscal (judiciário), ou mesmo se candidatar a presidente.
7 - O que isso tem a ver, portanto, se é tudo "politica"? Basta analisar a situação do Cruzeiro pelo seguinte viés: Wagner Pires de Sá foi eleito com 235 votos, contra 200 da atual oposição (a mesma que hoje denuncia as irregularidades).
8 - Essas facções raramente quebram um acordo de cavalheiros que garante um pedaço do clube para cada um. Mas foi o que ocorreu na Raposa: sufocado e sem acesso a documentos, o Fiscal (judiciário) renunciou, e agora promove o ataque ao grupo da situação.
9 - Eles mesmos denunciaram que diversos membros do Deliberativo (legislativo) foram agraciados com presentes, jantares e bajulação, de modo a aprovar um empréstimo de 300 milhões - altamente prejudicial aos cofres do clube. Mais de 200 conselheiros são "natos" (vitalícios).
10 - Em suma, em clubes aristocráticos como o Cruzeiro, os sócios com direitos políticos falam eternamente entre si, sobre si e para si. Em clubes democráticos como os anteriores, a conversa precisa ser feita com dezenas de milhares de sócios aptos a votar.
11 - Em clubes onde não restam um punhado de sócios com controle político sobre a instituição, a possibilidade de formação de oposições reais e fiscalizadoras - e não apenas facções descontentes - é muito maior e viável. Até na punição aos maus gestores.
12 - Um exemplo recente que ilustra isso foi o @SCInternacional, onde o segmento de torcedores de arquibancada do conselho deliberativo foi responsável por acionar o Ministério Público para investigar as irregularidades cometidas pela gestão Píffero. Impensável no velho modelo.
13 - Democratizar os clubes de futebol no Brasil é dar ao seu torcer o poder de decisão, tornando mais legítica uma gestão em curso; e é garantir maior poder de fiscalização sobre a gestão de recursos de quase meio bilhão de reais.
14 - Democratizar os clubes de futebol é dotar a instituição de debates concretos sobre seu futuro, é empoderar os órgãos fiscalizadores e quebrar a lógica dos conchavos e amiguismos que geram aberrações como o que ocorre ao Cruzeiro.
15 - Democratizar os clubes de futebol é, portanto, uma alternativa muito mais concreta e viável ao controle dos maus gestores, do que a mera transformação dos clubes em empresas (ver casos de utilização de clubes em esquemas de corrupção em Portugal e alhures).
16 - Por fim, sugerimos escutar o programa com o grupo "Somos o Cruzeiro", formado por diversos coletivos de cruzeirenses que cobram maior democracia no clube azul mineiro.

nabancada.online/2018/08/08/pod…
17 - Sugerimos também conferir uma visão ainda mais aprofundada sobre os benefícios da democratização dos clubes para uma gestão saudável e com controle orçamentário.

compliancereview.com.br/compliance-no-…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to NA BANCADA 🏴🥁
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!