, 34 tweets, 9 min read
My Authors
Read all threads
THREAD⬇️
Nos últimos meses, o Football Leaks e Rui Pinto tornaram-se para o sistema político-mediático português um alvo a abater. Mas nem sempre foi assim. Ao longo dos próximos dias, recuperarei opiniões datadas de quem já viu no Football Leaks interesse público.
O objetivo é reativar o debate nos termos em que ele começou, antes de ter sido contaminado por fanatismos clubísticos e ódios irracionais. Sintam-se convidados a enviar as v/ contribuições por DM ou resposta.

Estes são os rostos da primeira linha de defesa do Football Leaks:
1. Nuno Santos, diretor Canal 11
7/12/16

"O Football Leaks e o real interesse público: A investigação (...) tem um inequívoco interesse público. (...) se há contribuintes que burlam o Fisco e se o fazem em larga escala com esquemas sofisticados o facto é tanto mais relevante.”
1.

“mesmo obtida num ataque informático, a fuga ao Fisco das estrelas do futebol tem impacto, num plano ético (não é pouco) e talvez criminal.”
2. Luís Avelãs, jornalista Record
1/10/15

"(…) como tantas outras pessoas, também não resisti à tentação de ir visitar o blog do momento, o “Football Leaks”. E ressalvando o que atrás afirmei…gostei do que vi. Dito de outra maneira: gostei do que me proporcionaram ver."
2.

"Há ali muita matéria interessante. Para quem é jornalista, é certo, mas igualmente para qualquer adepto. E se assim é... ainda bem que alguém a disponibilizou. O interesse público é evidente. E não diminui por, quase de certeza, o material ter sido obtido de forma ilegal."
2.

"Destaco também a forma enérgica como, num ápice, apareceu uma legião de contestatários a criticar o “modus operandi” do “Football Leaks”(...) estranho que entre esses apareçam muitos que, ao longo dos tempos, se têm entretido a dizer cobras e lagartos da Comunicação Social >
2.

> alegando que não investiga, que tem medo, que sabe de determinadas coisas e se acobarda, etc, etc. Ora, se assim é, então não deviam aplaudir que a imprensa, quase que unanimemente, tenha dado eco às revelações do blog em causa?"
2.

"Ainda por cima, parece não haver a mais pequena dúvida de que os documentos são verdadeiros. E se o são, qual é o problema de divulgá-los?"
3. Ricardo Costa, juiz-conselheiro (STJ)
3/10/15

"É crucial solidificar um sistema transparente e público de todos esses gastos [de intermediação] (...), nomeadamente para as SADs que estão obrigadas ao cumprimento do dever de informação perante o ‘mercado.’ Mas não só. >
3.

> Quando hoje se fala de uma ‘transferência’, a confiabilidade desportiva exige a identificação de todos os envolvidos na circulação do dinheiro e (entre outras condições) as formas de pagamento. Se assim fosse, não havia qualquer interesse no Football Leaks"
3. Ricardo Costa, juiz-conselheiro
3/10/15

"Até quando se conservará esta descoberta diária de informação sobre contratos, transferências, cláusulas, arquitecturas financeiras, negociações, intervenção de 'empresários', incumprimentos e auditorias através do Football Leaks?"
3.

"Até quando (...), para que se obriguem as (várias) autoridades a, para além de averiguar até ao limite a autoria, sindicar a veracidade e a legalidade das operações jurídicas e das comunicações oficiais feitas no mundo do futebol?"
4. Rui Pedro Braz, TVI 24
2/10/2015

"Estes contratos são verdadeiros e correspondem à realidade. Não estamos em condições de afirmar quem são os responsáveis pelo Football Leaks, mas todas as informações são o corroborar daquilo que temos vindo a dizer aqui no Mais Bastidores."
4.

"A apresentação destes documentos não deixa margem para dúvida absolutamente nenhuma. Como é evidente, Bruno de Carvalho, mais uma vez, sai muito mal na fotografia."
4. Rui Pedro Braz, TVI 24
6/10/15

Identificar os autores deste site [Football Leaks] será importante para a transparência da informação. Por outro lado, ficamos a perder, porque deixamos de ter acesso a informações muito pertinentes e muito interessantes que têm vindo a público.
5. Eládio Paramés, assessor de Mourinho*
12/11/18

"Observo, com curiosidade, o estranho silêncio da esmagadora maioria da imprensa relativamente às revelações feitas pelo chamado processo Football Leaks."

(*condenado a um 1 de prisão com pena suspensa por fraude fiscal após FL)
6. António Tadeia, jornalista
2/10/15

"O caso Football Leaks tem abalado o futebol português – e não é caso para menos. Em menos de uma semana saltaram para a esfera pública mais documentos privados do que nas últimas três ou quatro décadas. E isso é digno de notícia." [apagado]
6.

"quem tem mais a perder com tudo aquilo que o football leaks tem vindo a revelar é Bruno de Carvalho. Há ali documentos comprometedores para posições radicais assumidas pelo presidente do Sporting." [apagado]
6.

"E sobretudo há o desmoronar de muitas acusações feitas a outros agentes, contribuindo para descredibilizar a “guerra santa” que Bruno de Carvalho tem movido à esquerda e à direita." [apagado]
6.

"(...) não pretendendo nem por um segundo diminuir ou duvidar de tudo aquilo que o football leaks tem vindo a divulgar" [apagado]
7. António Simões
25/9/15

“O futebol necessita de transparência e eu estou sempre desse lado. Se efectivamente existe fraude, avance-se." [sobre o Sporting e a tentativa de contratação de Cervi via Recreativo Caála Angola]
7.

"A mim, tanto me interessa que seja Sporting, Benfica ou Porto. Se puder contribuir para a transparência, podem contar comigo.”
7.

"Tenho documentos que provam isto tudo. (...) Tenho esse contrato comigo, que é para tu ficares a saber. O tempo encarregar-se-á." [4 dias antes de os documentos serem publicados no Football Leaks]
8. Vitor Serpa
3/10/15

"O Football Leaks faz-nos reviver, hoje, a história do Watergate, nos anos 70. De novo se colocam velhas questões éticas e de interesse público."
8.

"A história veio a dar razão aos jornalistas do Washington Post, que sempre procuraram cruzar as informações que recebiam e tratá-las com um critério profissional de interesse público. Recentemente, surgiu uma versão moderna do Watergate."
8.

"E, agora, surge-nos, do mais fundo da escuridão do mundo informático, um novo garganta funda que nos traz um conjunto de informações reservadas e até confidenciais sobre o mundo dos nossos principais clubes de futebol."
8.

"Que posição devem ter jornais e jornalistas? A BOLA entendeu divulgar os casos suscitados pela informação do chamado Football Leaks, procurando cruzar a informação que recebe e tratá-la, com o necessário enquadramento e numa perspetiva jornalística de interesse público."
9. Carlos Janela, cartilheiro-mor
3/10/2019

"Este site tem coisas muito particulares que até agora não aconteciam em mais nenhum site de informação privilegiada, mesmo no caso do Wikileaks. Neste site, não aparece rosto nenhum."
9.

"E tem uma vantagem: como não tem nenhum rosto, não é identificável. Como não é identificável, não é controlável. Como não é controlável, e dado o suporte documental que está a debitar na opinião pública, não há qualquer hipótese de se dizer que há uma teoria da conspiração."
9.

"Reparem: o Sporting não desmentiu nem pôs em causa a autenticidade dos documentos, e até faz uma confissão - denuncia ao Ministério Público e à Polícia Judiciária um eventual ataque informático. Ou seja, dá como bons aqueles documentos."
9.

"Ora, temos ali uma quantidade de factos que não eram conhecidos da opinião pública e aquela cruzada do Bruno de Carvalho pela transparência, digamos, é um tiro no pé."
9.

"FC Porto e Sporting, com certeza, vão passar um período sem poder inscrever jogadores e vão levar uma multa."
9.

[Sobre o autor do Football Leaks] “Apanha-se a pessoa e essa pessoa diz assim: ‘Eu tenho o direito a informar, eu tenho o direito à informação. A Carta dos Direitos Humanos prevê que as pessoas têm o direito a ser informadas e a partilhar.”
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Pedro Bragança

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!