SOBRE O CHILE, CINEMA E DITADURA: acompanhando o que se passa no país sede da final da Libertadores de 2019, lembrei de alguns grandes filmes chilenos que retratam o país nos tempo do regime do sanguinário Pinochet. Segue o fio. 🧵
MACHUCA - Andrés Wood (2004) Comecemos por essa pérola que trata de desigualdade social, uma família pobre se virando nos trinta para sobreviver em meio a um país em conflito, grave crise e vivendo protestos contra e a favor do então presidente Salvador Allende.
Em 1973, como parte da política educacional de Allende, um padre diretor de escola de classe alta decide dar bolsa de estudos a alguns meninos pobres de Santiago. Um desses meninos, Pedro Machuca se torna amigo de Gonzalo Infante, aluno rico do colégio.
A amizade dos dois em meio a uma sociedade convulsionada pela guerra fria e prestes a sofrer um dos mais duros golpes militares que a América Latina já presenciou os conduz (e os espectadores junto) a um caminho de reflexão e aprendizado.
Sem dar spoilers, digo apenas que o filme nos traz uma mensagem de melancolia e desesperança no que se refere à luta de classes e à desigualdade social, mas mostra que pode haver uma réstia de luz na amizade sincera.
Nesses tempos de streaming, não sei onde vocês podem assistir. Mas procurem ver. É maravilhoso.
NO - ADIOS, MR. PINOCHET - Pablo Larrain (2012): enquanto “Machuca” se passa na traumática transição de Allende para Pinochet, “No” retrata o último suspiro daquela era.
Um jovem e bem sucedido diretor de criação publicitário que nunca se envolveu com política, apesar de seu pai ter sido um respeitado militante de esquerda, é chamado para fazer a campanha do “NÃO” no plebiscito que decidiria sobre a continuidade do regime autoritário.
Esqueci de postar o cartaz do filme dois tweets acima. Foi mal aí. Aqui está, com a bela carcaça do protagonista Gael Garcia Bernal. #QueHomen
Vencendo a desconfiança dos militantes e dirigentes de partidos de base popular que o consideravam alienado e privilegiado, bem como fugindo da perseguição das forças do governo que tentaram de tudo para atrapalhar, a equipe comandada por Bernal faz um trabalho brilhante.
O resultado é que o velho facínora foi defenestrado do poder nas urnas, pois o povo lhe disse um sonoro “Não”. Está foi o logotipo da campanha. No filme há uma cena da apresentação da marca aos clientes. Quem é publicitário vai curtir bastante está cena.
OS REBELDES DO FUTEBOL - Gilles Perez / Gilles Roof (2012)
Este filme é um documentário francês apresentado pelo ator e ex-jogador Éric Cantona. Mostra jogadores de futebol que lutaram ou resistiram ante a opressão de governantes autoritários.
Um deles, sobre quem já falei aqui é o Carlos Caszely que, às vésperas de uma Copa do Mundo, se recusou a apertar a mão do ditador Augusto Pinochet.
Quando voltou da copa, Carlos soube que sua mãe havia sido torturada pelo exército, inclusive com eletrochoques nos seios como vingança pelo seu protesto. Algo típico do sádico general golpista.
A própria mãe do Caszely conta essa história nessa publicidade que, inclusive, foi decisiva para derrubar o general do poder. Porque o mundo, meus amigos, ah, o mundo dá voltas.
Em dezembro de 2018, fiz um fio bem completo contando essa história de forma mais detalhada. Quem tiver curiosidade, vou retuitar aqui assim que terminar este. 👍
LA FAUTE À FIDEL - Julie Gavras (2006)
Bem, este não é chileno, mas como trata de exilados chilenos na França que escaparam da ditadura, resolvi incluir. Pra começar, um aviso: é uma comédia. E é massa demais. Divertidíssima.
A história é narrada sob a ótica de uma menina de 9 anos que estuda numa escola católica francesa super tradicional, conservadora, temente a Deus e cujas irmãs têm tendência mais à direita.
Um dia a menina descobre que os pais são comunistas, algo que as freiras associam ao demônio e a confusão se estabelece com a menina desesperada tentando salvar os pais de irem para o inferno e etc.
Uma das passagens mais engraçadas do filme é quando a menina “aprende” com a professora a identificar um comunista: “eles se vestem de vermelho e sao barbudos”. Um dia, quando a menina chega em casa, os pais faziam uma reunião cheia de compatriotas barbudos de vermelho 😂
A cena é hilária, mas a menina, muito esperta e sempre raciocinando e tirando conclusões desenvolve ainda mais sobre o tema e passa a ter uma rejeição inesperada à figura do Papai Noel. 😂
Esta outra cena também é muito boa: quando uma amiguinha de escola pergunta porque os pais dela não podem voltar para o país deles.
Bem, é isso seguimores. Espero ter sido útil. Obrigado por me seguirem na melhor rede social e tudo de bom pra todo mundo.
Ah, quem quiser ler esta sequência em um texto corrido, podem fazer uso dos serviços deste bot maravilhoso: @threadreaderapp . Basta mencioná-lo junto com a palavra unroll. 😘
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Carlos Fialho Real Oficial

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!