, 33 tweets, 85 min read
NO AR. Integrantes do governo recorrem a informações falsas para minimizar desastre no Nordeste. aosfatos.org/noticias/integ…
FALSO. "O óleo já foi recolhido. Hoje eu acredito que não tenha mais nenhuma praia suja no Nordeste", disse o vice-presidente @GeneralMourao no último sábado. No mesmo dia, novas manchas apareceram em SE e PE e, no domingo, um informe indicava que praias ainda estavam sujas.
@GeneralMourao Em nota divulgada no último domingo (27), um dia após a declaração de Mourão, o Grupo de Avaliação e Acompanhamento, formado por @marmilbr, Ibama e @ANPgovbr, afirmou que ainda eram realizadas operações de limpeza em Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr No sábado, dia da declaração do vice-presidente, também voltaram a ser encontrados vestígios de óleo em praias do Cabo de Santo Agostinho e em Itamaracá, em Pernambuco. Foram registrados, ainda, resíduos de óleo em pontos da costa de Aracaju, capital de Sergipe.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr FALSO. "Cerca de 90% do litoral nordestino sequer foi atingido [pelo óleo]", disse @Marceloalvaroan, titular do @MTurismo, em 26 de outubro. Na verdade, estimativas apontam que o derramamento já atingiu cerca de 75% da faixa litorânea nordestina.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo O Nordeste tem 3.338 quilômetros de praias, com a maior extensão litorânea concentrada no estado da Bahia (mil quilômetros). Segundo o governo federal, o derramamento de petróleo já atingiu 2.500 quilômetros da costa, 74,9% do total da faixa, portanto.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo Apesar de não fornecer dados precisos, a página oficial do governo sobre o óleo afirma que a disseminação ocorreu em “uma faixa que envolve todo o litoral nordestino”. Todos os nove estados registraram manchas. Até ontem, o Ibama detectara óleo em 249 locais de 92 municípios.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo FALSO. "A toxicidade [do óleo nas praias] é insignificante, é mínima", disse @lhmandetta, do @minsaude. O benzeno, um dos compostos presentes nos detritos, é classificado como substância cancerígena e pode causar dores de cabeça, vômitos e alergias de pele.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude Listado como produto altamente perigoso pelo Instituto Nacional do Câncer, o benzeno também está associado a anemia, sangramento excessivo e queda do sistema imunológico. Os primeiros sintomas relacionados à exposição ao produto ocorrem em cerca de 24 horas.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude Também presentes no petróleo, o tolueno e o xileno são neurotóxicos e podem causar problemas na pele, nos rins, no fígado, dores de cabeça e problemas respiratórios.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude De acordo com a presidente do Conselho Regional de Química da 1ª Região, que atua em Pernambuco, Sheylane Luz, os hidrocarbonetos poliaromáticos presente no petróleo bruto podem ser solubilizados na água do mar e absorvidos pela pele ou por ingestão.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude Por isso, só é recomendada a entrada no mar com o uso de equipamentos de segurança apropriados. Apenas luvas e botas não conferem proteção suficiente.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude Só no litoral sul de Pernambuco, 17 voluntários foram hospitalizados com enjoos, dores de cabeça e erupções na pele. Os sintomas surgiram um dia depois do aparecimento das manchas de petróleo nas praias da região. Quatro militares também sofreram com os efeitos do óleo.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude FALSO. "Não bastasse não ajudar na limpeza do petróleo venezuelano nas praias do Nordeste, os ecoterroristas [Greenpeace] ainda depredam patrimônio público", disse @ricardosallesmma, do @mmeioambiente. A citação repercute uma desinformação amplificada pelo próprio ministro.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente Conforme checamos em 21 de outubro, Salles publicou um trecho de 20 segundos de um vídeo no qual o porta-voz do @GreenpeaceBR respondia à pergunta: “Por que o Greenpeace não está nos locais [atingidos pelo óleo no Nordeste] ajudando na limpeza?”: aosfatos.org/noticias/video…
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR Na versão original do vídeo, o porta-voz relata o trabalho de voluntários da ONG junto ao governo na remoção das manchas de óleo. Ressalta, no entanto, que a atuação depende de equipamentos e conhecimentos técnicos específicos e deve ser feito por instituições especializadas.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR Ainda no vídeo, o porta-voz diz que, além de atuar na remoção das manchas, voluntários do Greenpeace Brasil têm registrado os impactos do desastre. Esse trecho, no entanto, foi suprimido da gravação postada por Salles aqui no Twitter.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR Em resposta no dia 21 de outubro, o Greenpeace afirmou que, em vez de agir, o ministro prefere culpar ONGs. “O ministro MENTE e espalha falácias sobre a atuação de ONGs, como vimos nas queimadas na Amazônia, como forma de desviar a atenção da sua própria inação e incompetência”.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR FALSO. "No mínimo estranho o silêncio de ONGs e esquerda brasileira sobre o óleo nas praias do Nordeste", twittou o presidente @jairbolsonaro em 22 de outubro, quando já eram várias as manifestações de políticos de esquerda e de ONGs sobre o desastre ambiental.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR @jairbolsonaro Em 17 de outubro, foi entregue ao @SenadoFederal carta aberta que pedia pelo fim do sigilo sobre as investigações a respeito da origem das manchas. O documento foi assinado por 86 instituições, como @WWF, @UmaGotaNoOceano, Oceânica, @obsclima e Projeto Maré.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR @jairbolsonaro @SenadoFederal @WWF @UmaGotaNoOceano @obsclima A carta pede que informações sobre o desastre sejam disponibilizadas ao público e critica a atuação do governo federal. O Plano Nacional de Contingência para incidentes com petróleo, criado em 2013, “não foi executado e/ou acionado na forma proposta”, afirma o documento.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR @jairbolsonaro @SenadoFederal @WWF @UmaGotaNoOceano @obsclima Uma série de ONGs também se manifesta desde o início do derramamento em sites ou redes sociais. O Coletivo Praia Limpa, de Alagoas, tem publicado consistentemente a respeito de novidades em relação à investigação do caso e ações de coleta realizadas nas praias.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR @jairbolsonaro @SenadoFederal @WWF @UmaGotaNoOceano @obsclima De Pernambuco, o Instituto Maracaípe tem pedido ajuda de voluntários e dado alertas sobre os cuidados necessários nos trabalhos de remoção do óleo. No Rio Grande do Norte, a ONG Oceânica documenta a situação das praias do estado e participa das ações de limpeza.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR @jairbolsonaro @SenadoFederal @WWF @UmaGotaNoOceano @obsclima Em discurso no plenário no dia 22 de outubro, o @senadorhumberto criticou a atuação do governo federal, que, segundo ele, não colocou em prática um plano emergencial de contenção do óleo. A deputada @samiabonfim também citou uma suposta negligência do governo no caso.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR @jairbolsonaro @SenadoFederal @WWF @UmaGotaNoOceano @obsclima @senadorhumberto @SamiaBonfim O @psol50 se manifestou a respeito do desastre no Nordeste no dia 21 de outubro, quando publicou uma crítica a Bolsonaro e à acusação feita por Ricardo Salles contra o Greenpeace.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR @jairbolsonaro @SenadoFederal @WWF @UmaGotaNoOceano @obsclima @senadorhumberto @SamiaBonfim @psol50 As deputadas federais @Alice_Portugal e @jandira_feghali, do @PCdoB_Oficial, também fizeram postagens que alertavam para os riscos do manejo do petróleo sem equipamentos adequados e cobravam ação do governo federal na contenção dos danos.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR @jairbolsonaro @SenadoFederal @WWF @UmaGotaNoOceano @obsclima @senadorhumberto @SamiaBonfim @psol50 @Alice_Portugal @jandira_feghali @PCdoB_Oficial INSUSTENTÁVEL. "...é isso que a gente tem visto aqui [no Nordeste]. Praias cheias", disse @Marceloalvaroan, em 25 de outubro. Não encontramos dados ou evidências que comprovem a afirmação do titular do @MTurismo e registros na imprensa falam em redução do número de banhistas.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR @jairbolsonaro @SenadoFederal @WWF @UmaGotaNoOceano @obsclima @senadorhumberto @SamiaBonfim @psol50 @Alice_Portugal @jandira_feghali @PCdoB_Oficial Na verdade, relatos publicados pela imprensa local mostram que houve, sim, um esvaziamento das praias após o desastre ambiental. No domingo (27), o @folhape afirmou que as praias da região metropolitana do Recife atingidas pelo óleo tiveram pouca movimentação de banhistas.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR @jairbolsonaro @SenadoFederal @WWF @UmaGotaNoOceano @obsclima @senadorhumberto @SamiaBonfim @psol50 @Alice_Portugal @jandira_feghali @PCdoB_Oficial @folhape De acordo com o relato do veículo, dentre os poucos que se aventuraram em praias como a Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes e Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, quase nenhum entrou no mar.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR @jairbolsonaro @SenadoFederal @WWF @UmaGotaNoOceano @obsclima @senadorhumberto @SamiaBonfim @psol50 @Alice_Portugal @jandira_feghali @PCdoB_Oficial @folhape Em visita a três praias de Salvador no último dia 23, o @portalR7 também publicou reportagem que ressalta o esvaziamento do litoral da capital, mesmo em regiões aparentemente limpas do litoral da capital baiana. Comerciantes relataram queda abrupta no movimento.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR @jairbolsonaro @SenadoFederal @WWF @UmaGotaNoOceano @obsclima @senadorhumberto @SamiaBonfim @psol50 @Alice_Portugal @jandira_feghali @PCdoB_Oficial @folhape @portalR7 Reportagem do @g1 publicada no sábado (26), que relata o aparecimento de manchas em praias de Aracaju, também indica que o movimento de turistas na região foi fraco, ao menos na Praia do Atalaia, um dos cartões-postais da capital sergipana.
@GeneralMourao @marmilbr @ANPgovbr @Marceloalvaroan @MTurismo @lhmandetta @minsaude @mmeioambiente @GreenpeaceBR @jairbolsonaro @SenadoFederal @WWF @UmaGotaNoOceano @obsclima @senadorhumberto @SamiaBonfim @psol50 @Alice_Portugal @jandira_feghali @PCdoB_Oficial @folhape @portalR7 @g1 Contatados para que comentassem as checagens, o presidente Jair Bolsonaro, o vice Hamilton Mourão e os ministros Ricardo Salles, Marcelo Álvaro Antônio e Luiz Henrique Mandetta não nos retornaram até a publicação.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Aos Fatos

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!