Profile picture
, 24 tweets, 27 min read Read on Twitter
NO AR. Como Greta Thunberg se tornou alvo de uma campanha de desinformação nas redes. aosfatos.org/noticias/como-…
Desde que @GretaThunberg fez um discurso na Cúpula de Ação Climática da ONU, na segunda-feira (23), uma campanha de difamação com uso de informações falsas e distorcidas cresceu nas redes. A seguir, mostramos os principais eixos de desinformação publicada sobre a ativista sueca.
@GretaThunberg Em diversos idiomas, as postagens que analisamos já reuniam ao menos 42 mil compartilhamentos no Facebook nesta sexta. Identificamos que boa parte do que tem sido disseminado agora por perfis brasileiros foi importado de sites e páginas de Facebook dos EUA, da França e da Suécia.
@GretaThunberg 1. Greta Thunberg não é neta do bilionário húngaro @georgesoros nem há indícios ou provas de que ela seja financiada pela ONG dele, a @OpenSociety. Ainda assim, estas têm sido duas das informações falsas mais recorrentes sobre a ativista nas redes sociais nos últimos dias.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety Não encontramos referências a Greta e ao movimento Fridays For Future entre os beneficiados pelos recursos da Open Society. Aqui no Twitter, a organização já negou financiar a militância da ativista ou que Soros seja o avô dela.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety As publicações enganosas que falam sobre o parentesco tem sido compartilhadas nas redes com uma montagem sobre uma foto de Greta com o ex-vice-presidente americano @algore, que teve seu rosto substituído pelo de George Soros na imagem.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore Já a falsa associação de Greta à Open Foundation tem sido feita usando como elo a ativista alemã Luisa-Marie Neubauer, de 23 anos, que é embaixadora da ONG ONE. Ela também se dedica à causa ambiental e já participou de atos e eventos com Greta Thunberg.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore A ONE tem a Open Foundation entre os seus doadores, mas não só: a lista conta com dezenas de corporações, como a Coca-Cola, o Bank of America, a Apple e a Beats. Desta forma, é enganoso afirmar que a ONG pertença a Soros.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore A associação enganosa entre Greta Thunberg e a fundação de George Soros foi explorada nas redes pelo deputado @BolsonaroSP e pelo apresentador da Band Luís Ernesto Lacombe. Leia mais: aosfatos.org/noticias/como-…
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore @BolsonaroSP 2. O fato de Greta ter sido diagnosticada com Síndrome de Asperger, mutismo seletivo e Transtorno Obsessivo-Compulsivo é usado de forma distorcida para desacreditar a ativista. Há posts que enganam ao dizer que os transtornos resultariam do uso de cocaína pelo pais dela.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore @BolsonaroSP Não há uma causa exata para esses tipos de transtorno, mas pesquisas tendem a associá-los a questões genéticas. A Autism Speaks, organização americana de apoio a autistas, cita como possíveis fatores pais com idade avançada, complicações na gravidez e gestações muito próximas.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore @BolsonaroSP Ana Maria Mello, da AMA (Associação de Amigos do Autista), nos disse que o uso de drogas já foi apontado no passado como uma das possíveis causas do autismo, mas que não há comprovação científica. Além disso, ela diz que não é possível atestar qual a “causa do autismo de alguém”.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore @BolsonaroSP Também não encontramos indícios de que os pais de Greta sejam usuários de cocaína. Em uma entrevista em 2014, a mãe dela, Malena Ernman, diz nunca ter consumido drogas.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore @BolsonaroSP Para além de posts nas redes, comentaristas em veículos de mídia brasileiros, australianos e americanos já se referiram a Greta como "retardada", "doente mental", "estranha” e “profundamente perturbada” em razão de sua condição de saúde. Leia mais: aosfatos.org/noticias/como-…
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore @BolsonaroSP 3. Informações falsas sobre os pais de Greta também compõem a campanha contra a ativista. Tem circulado nas redes sociais um texto que, entre outras inverdades, afirma que pai dela seria um cientista social gay que abandonou a mãe para morar com o namorado na Alemanha.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore @BolsonaroSP Casados desde 2004, Malena Ernman e Svante Thunberg não se separaram e vivem com as duas filhas Greta e Beata, em Estocolmo, na Suécia. Ele é ator e produtor, ela, cantora de ópera.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore @BolsonaroSP A profissão e a renda dos pais de Greta, aliás, é outro enfoque bastante popular nas peças de desinformação. Há denúncias de que os dois teriam abandonado suas carreiras para viver da fama da menina, que estariam ricos e que o ativismo seria oportunista.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore @BolsonaroSP Um dos posts apresenta duas fotos de Svante e Malena para sugerir que eles enriqueceram com o ativismo da filha, mas inverte a ordem temporal das imagens. A primeira, em que eles vestem roupas simples, foi tirada em agosto de 2018. A segunda, em trajes de gala, é de 2012.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore @BolsonaroSP 4. A comparação da aparência de Greta, que geralmente se apresenta com o cabelo penteado em tranças, com crianças retratadas em propagandas nazistas na Alemanha nas décadas de 1930 e 1940 também tem sido frequente entre os ataques à adolescente nas redes nos últimos dias.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore @BolsonaroSP O argumento que associa o nazismo à esquerda é falacioso e, mesmo assim, frequentemente compartilhado por militantes conservadores. O movimento liderado por Adolf Hitler era reconhecidamente de direita, segundo historiadores, o Museu do Holocausto, em Israel, e o governo alemão.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore @BolsonaroSP Nesta semana, publicações do deputado estadual de São Paulo Frederico D’Avila (PSL) e do responsável pelo site Terça Livre, Allan dos Santos, replicaram o argumento falacioso vinculando a propaganda do nazismo aos penteados de Greta Thunberg.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore @BolsonaroSP 5. O uso de montagens e memes que supostamente exporiam a contradição entre os discursos de Greta e suas ações concretas também ganharam impulso nas redes após o discurso da jovem na ONU.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore @BolsonaroSP A imagem mais disseminada — que chegou, inclusive, a ser compartilhada no Twitter pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro — mostra Greta comendo dentro de uma cabine de trem enquanto crianças negras a observam do lado de fora.
@GretaThunberg @georgesoros @OpenSociety @algore @BolsonaroSP A montagem é uma combinação de duas imagens. A primeira, postada em 22 de janeiro por Greta, mostra a adolescente em uma viagem de trem à Dinamarca. A outra, tirada em 2007 por Stephanie Hancock, da Reuters, retrata crianças que vivem na República Centro-Africana.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Aos Fatos
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!