, 33 tweets, 9 min read
É o crime político mais grave da história recente do país. E ele chegou à "casa" do presidente da República.

Então, enquanto essa história não estiver 100% esclarecida, acho que não devemos nos dar por satisfeitos, inclusive para inocentar o presidente.
Registro abaixo algumas questões ainda pendentes de respostas.
1. Por que o Ministério Público do RJ evitou avisar o juiz do caso e se permitiu, no 17 de outubro, uma consulta informal com Dias Toffoli sobre a citação a Jair Bolsonaro, quando é notório que Dias Toffoli é hoje um aliado de Jair Bolsonaro?
2. Oito dias antes dessa consulta do MPRJ, Jair Bolsonaro já sabia que o nome dele havia sido citado por um porteiro. Por que demonstrou tanto espanto na live após a matéria do Jornal Nacional?
g1.globo.com/politica/notic…
3. Por que Jair Bolsonaro focou a indignação na rede Globo se, aos 17 segundos da chamada, William Bonner já deixa claro que Jair Bolsonaro tinha um bom álibi e que a versão contada pelo porteiro não se sustentava nos fatos?
4. Aliás... Por que o porteiro inventaria uma história dessas e a contaria duas vezes ao Ministério Público, inclusive, diante da gravação que mostraria Ronnie Lessa liberando a entrada de Élcio Queiroz?
5. Por que a planilha registra a visita à casa de Jair Bolsonaro, mas a gravação registra uma visita à casa de Lessa?

(Sobre o que muitos duvidam, a casa de Lessa ocupa dois números: 65/66.)
6. Por que Carlos Bolsonaro alegou não estar em casa no 14 de março, mas, no dia do ocorrido, aparece em uma gravação da portaria do mesmo condomínio pedindo um Uber?
epoca.globo.com/guilherme-amad…
A tal planilha, que cita a casa de Jair Bolsonaro no mesmo horário em que Élcio Queiroz visita o condomínio passou sete meses ignorada pelo Ministério Público.
www1.folha.uol.com.br/poder/2019/10/…
A polícia fez um trabalho tão questionável que, por sete meses, não sabia nem da existência do sistema de gravações que Carlos Bolsonaro acessou ontem.

"Nem moradores sabiam", alegou o Ministério Público.
E aí vem outra parte nebulosa:

Como a polícia descobriu a planilha?

Havia uma foto dessa planilha no celular de Ronnie Lessa de quando ele ainda estava solto. Foi feito pela esposa dele. A investigação só descobriu isso, e as gravações, no início de outubro.
Entendo ser extremamente inadequado que esta promotora esteja trabalhando no caso. Inclusive, participando da coletiva que, ontem, qualificou de mentiroso o depoimento do porteiro.
De tudo isso, só não tenho dúvidas do que fez a investigação tão rapidamente esquecer o presidente e se voltar contra o porteiro: há um acordo entre as principais forças da República pela impunidade ampla, geral e quase irrestrita – pois não serve a pobres.
Segundo o advogado de Élcio de Queiroz, o porteiro simplesmente anotou o número errado na planilha.
oantagonista.com/brasil/isso-ja…
Acho que vale lembrar que, na live de terça-feira, Jair Bolsonaro, mesmo acusando Wilson Witzel pelo vazamento, disse preferir deixar o caso aos cuidados do Ministério Público do Rio de Janeiro.
Ainda no início do ano, escrevi sobre como as movimentações "atípicas" de Fabrício Queiroz eram conhecidas desde janeiro de 2018. Mas elas só vieram a público em dezembro de 2018, semanas após a eleição de Jair Bolsonaro à Presidência do Brasil.
aagencia.info/relatorio-coaf…
"O MP-RJ afirma ter provado que a versão está equivocada. No entanto, uma perícia feita pelos técnicos do órgão não afasta a possibilidade de que áudios do sistema de interfone tenham sido excluídos antes de serem entregues à Polícia Civil."
noticias.uol.com.br/politica/ultim…
Lembrando que, dois meses antes de ser preso, o celular Ronnie Lessa recebeu uma fotografia da ficha da portaria do dia do assassinato de Marielle. Alguma preocupação com registros na portaria ele tinha.
A perícia só foi feita após a matéria do JN, durou pouco mais de duas horas e nada foi questionado sobre a casa 58, que aparece na ficha do porteiro.
politica.estadao.com.br/noticias/geral…
A promotora que publicou fotos com a camisa de campanha de Jair Bolsonaro se recusou a sair da investigação sobre o assassinato de Marielle Franco.
oantagonista.com/brasil/promoto…
Ainda ontem, a promotora mudou de opinião e se afastou do caso.
oantagonista.com/brasil/urgente…
Pai e mãe de Marielle lamentaram afastamento de promotora:

"Foi covardia o que fizeram com ela. Independente de quem ela vote ou partido que apoie, o trabalho dela sempre foi pautado pela isenção. Somos testemunhas disso."
oglobo.globo.com/brasil/pai-mae…
Há dois porteiros por turno. Um aborda o carro, o outro interfona. Só conhecemos o depoimento de um porteiro.

"Se ficar confirmado que outro funcionário atuou no episódio e ainda não foi ouvido, haverá uma nova lacuna em uma investigação com falhas."
brasil.elpais.com/brasil/2019/11…
"Corre pelo Vivendas da Barra a informação de que o porteiro prestou três depoimentos sem a presença de seus advogados e durante suas férias. As promotoras que conduzem o caso, porém, falaram em apenas dois depoimentos."
Jair Bolsonaro:
"Nós pegamos antes que fosse adulterado, pegamos lá toda a memória da secretária eletrônica, que é guardada há mais de anos, a voz não é minha. Não é o seu Jair."
oantagonista.com/brasil/bolsona…
"O Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Rio de Janeiro divulgou uma nota informando que a perícia técnica oficial não foi acionada para examinar a gravação apreendida no condomínio onde Jair Bolsonaro tem residência."
oantagonista.com/brasil/pericia…
Ainda na mesma nota:
“O exame foi feito por técnicos do Ministério Público, e teve como objeto um CD, não havendo assim a apreensão dos equipamentos do sistema de portaria.”

Periciaram um CD.

Um CD!
Agora Jair Bolsonaro disse que não disse.
“Não fizemos cópia de nada, não levamos a secretária eletrônica a lugar nenhum. Meu filho foi lá, botaram na tela 14 de março do ano passado(...), ele clicou em cima e gravou o áudio. Nada mais além disso."
oantagonista.com/tv/claudio-dan…
"Alessandro Molon e Randolfe Rodrigues disseram neste sábado que entrarão com representação contra Jair Bolsonaro na PGR por obstrução de Justiça."
oantagonista.com/brasil/oposica…
Lembrando que essa investigação já prendeu a esposa do assassino de Marielle Franco por desconfiarem que ela "comandou a ação para dar sumiço às armas do marido para apagar qualquer tipo de prova que pudesse incriminá-lo".
oglobo.globo.com/rio/operacao-d…
Ainda sobre o que o El País publicou, se há dois porteiros por turno, com um tomando a placa do carro, e outro interfonando...

A pessoa que anotou “58” na ficha não seria a mesma que interfonou para o “65”, certo?
Parece claro também que a voz que liga para a casa 65 às 17h13 não pertence à mesma pessoa que interfona para a casa 36 às 17h58:
"A Polícia já sabe que o porteiro que prestou depoimento e anotou no livro o número 58 (o da casa de Jair Bolsonaro), não é o mesmo que fala com o PM reformado Ronnie Lessa (dono da casa 65) no áudio divulgado por Carlos Bolsonaro."

C.Q.D.
blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/p…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Marlos Ápyus

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!