, 12 tweets, 2 min read
Até 35 anos atrás, os sul-coreanos eram mais pobres do que os brasileiros. Hoje, eles são mais de 3 vezes mais ricos. Parte desse salto é explicado pelo desenvolvimento educacional que foi iniciado décadas antes.

Qual foi o segredo para a Coréia do Sul desenvolver sua educação?
Diferente do Brasil, a prioridade de investimentos dos sul-coreanos é na educação básica. No Brasil, gastamos 3,7 vezes mais com um aluno do ensino superior do que com um aluno do ensino básico.
A média nos países desenvolvidos é de 1,7 vezes. Na Coréia, apenas 1,5 vezes, mostrando a diferença de foco na hora de investir recursos em educação.
Outra diferença está no orçamento das escolas de ensino médio. 20% do orçamento das escolas públicas são pagas pelos pais dos alunos. Nas universidades, são cobradas anuidades, inclusive nas públicas. No entanto, alunos de baixa renda são subsidiados pelo governo.
A Coréia do Sul começou a investir mais recursos no ensino médio e superior após alcançar a universalização do ensino primário. Em nosso país, um terço da população não termina o ensino fundamental, segundo o IBGE.
Enquanto os professores brasileiros de maior formação e salários mais altos estão no ensino superior, os coreanos investiram na capacitação técnica de seus professores, planos de carreira e altos salários na educação básica.
A valorização dos professores atrai bons profissionais e eleva o nível do ensino ofertado. Um dos resultados alcançados por lá foi um índice de evasão praticamente inexistente e jovens chegando na universidade e no mercado de trabalho com uma boa base educacional .
Já no Brasil, com uma escola ruim, que não garante oportunidades, a evasão é alta: 52% dos jovens entre 19 e 25 anos deixam de estudar.
Grupos externos formados pelas secretarias de educação avaliam as escolas coreanas e os resultados são divulgados publicamente.
A partir daí, as melhores escolas são recompensadas com um bônus e as com desempenho abaixo do esperado recebem aconselhamento para melhorar. Os melhores professores também são reconhecidos e recompensados.
Hoje, a Coréia do Sul é um dos países com melhores índices de desenvolvimento humano e a educação é referência em todo o mundo.
O foco na educação básica, a valorização dos professores e instituições de ensino e um projeto com visão de longo prazo, foram os principais pilares para o país alcançar os resultados que tem hoje. A educação muda um país.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with João Amoêdo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!