, 10 tweets, 4 min read
My Authors
Read all threads
Templos depredados, protestos e um jovem morto.

Essa é a situação em São Tomé e Príncipe, país africano que é palco de uma revolta contra a Igreja Universal do Reino de Deus.

Mas por que a situação chegou a esse ponto por lá? O @joaofellet explica neste FIO. Vem com a gente 👇
Antes de mais nada, vale lembrar que a denominação do bispo Edir Macedo está presente em 23 países africanos. E essa crise pode resultar na expulsão da Universal de São Tomé e Príncipe, uma ex-colônia portuguesa insular com cerca de 200 mil habitantes.
Toda essa confusão teve início em 11 de setembro, quando o pastor são-tomense Iudumilo Veloso, da Universal, foi preso na Costa do Marfim, acusado de ser o autor de mensagens que denunciariam supostos abusos da igreja contra funcionários africanos.
Nas mensagens, a Universal é acusada de impedir pastores africanos de se casar ou de obrigá-los a fazer vasectomia para que não tivessem filho. O autor também acusa bispos brasileiros de se apropriar de dízimos e de "humilhar, insultar, esmagar e escravizar (pastores) africanos".
O pastor confessou à polícia a autoria das mensagens. Mas sua defesa diz que ele é inocente e foi induzido a assumir a responsabilidade na expectativa de ser solto. A Igreja havia acionado a polícia por considerar que as mensagens continham "mentiras absurdas e calúnias".
A notícia sobre a prisão do pastor chegou a São Tomé e Príncipe com a mulher do religioso. Os depoimentos dela se espalharam e geraram revolta entre muitos são-tomenses, para quem a Universal havia orquestrado a prisão para impedir a divulgação das denúncias.
Em 16/10, centenas de manifestantes vandalizaram e saquearam seis dos 20 templos da Universal em São Tomé. Eles exigiam que a Universal negociassem com autoridades a soltura de Veloso e seu retorno ao país natal. A Polícia interveio, e um manifestante de 13 anos morreu baleado.
Em meio à revolta, o Parlamento do país passou a discutir a expulsão da Universal. Essa possibilidade interrompeu as férias do embaixador brasileiro, Vilmar Júnior, que retornou ao país para tentar apaziguar os ânimos. A ameaça também mobilizou a cúpula da igreja no Brasil.
Um detalhe: o deputado federal Marcio Marinho (PRB-BA), que também é bispo da Universal, foi a São Tomé para tentar controlar a situação. Ele não quis responder se viajou como bispo ou congressista, e nem quem bancou a viagem: facebook.com/search/top/?q=…
A mobilização pela soltura de Veloso surtiu efeito. A advogada Celiza de Deus Lima, que representa o pastor, diz à @bbcbrasil que ele foi libertado nos últimos dias, mas segue impedido de deixar a Costa do Marfim. Leia a reportagem completa: bbc.com/portuguese/bra…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with BBC News Brasil

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!