My Authors
Read all threads
Amanhã 🇪🇸 vai às urnas pela 2ª vez em 2019. As pesquisas de opinião indicam que o Vox deve chegar em 3º lugar, dobrando o número de cadeiras em relação às eleições de abril.

O OED leu o programa do VOX e preparou um (longo)🧵sobre o partido da extrema direita espanhola.

👇
1) O Vox nasceu das franjas mais radicais da legenda conservadora PP. Após não conseguir nenhuma cadeira nas eleições para o Parlamento Europeu, o partido se reorganizou, colocando na presidência o carismático e eloquente Santiago Abascal. Vem sendo chamado de "la Bestia Negra".
2) O partido ultradireitista só consegue mesmo ganhar notabilidade na cena política espanhola em 2017, no contexto do processo de independência da Catalunha. O surpreendente resultado eleitoral veio apenas em dez de 2018, quando o Vox conquistou 12 cadeiras na Andaluzia.
3) Ainda sobre a Andaluzia. A região concentra as condições para o nacional-populismo prosperar: rápida mudança demográfica com imigração, declínio econômico e a sensação de que as elites madrilenhas não dão ouvidos às suas demandas. Almeria é a cidade-síntese dessas condições.
4) Nas eleições de abril de 2019, o Vox chegou a 10,2% e assegurou 24 cadeiras no parlamento espanhol. Ficou, por muito pouco, atrás do Podemos (esquerda) e do Ciudadanos (centro-direita) . Nas estimativas para amanhã, o Vox ultrapassará esses dois partidos.
5) Ao programa.

O Vox compilou seu programa em 100 medias. Sabe qual é a primeira medida? Suspensão da autonomia da Catalunha "até a derrota sem paliativos do golpismo". A propósito, a afirmação do governo central sobre as autonomias é o carro-chefe do programa do Vox.
6) O programa revela uma obsessão pelo poder central, pela monarquia, pela bandeira, pela língua espanhola e pelos símbolos nacionais. Ao contrário de outros países europeus, a Espanha é um Estado plurinacional com histórico de separatismo (principalmente Catalunha e País Basco).
7) Exemplo disso foi o Vox encomendar a fabricação de uma bandeira espanhola quase do tamanho de um campo de futebol para um ato político em Colón.
8) A Espanha reclama um território que foi tomado pela Inglaterra em 1704. Gibraltar, uma península de 6km2, é "as Malvinas" da Espanha. O programa pede a "devolução" do território. Durante o governo Franco, a 🇪🇸 chegou a solicitar na ONU a descolonização de Gilbraltar.
9) O curioso – mas previsível – é que o Vox esquece a crítica ao colonialismo qdo o assunto é "Ceuta e Melilla", 2 territórios espanhóis no norte do Marrocos. Pelo contrário, o programa promete exigir do Marrocos total reconhecimento e respeito à soberania 🇪🇸 em Ceuta e Melilla.
10) Em relação à imigração, o Vox promete deportar todos os imigrantes ilegais do país. Também quer estabelecer uma quota que privilegie imigrantes da mesma língua, raça, cultura e religião (Am. Latina) e evitar africanos. A islamofobia é escancarada no programa.
11) Não está no programa, mas no discurso de Abascal. Sempre que pode, o Vox relembra Guerra de Reconquista, quando os espanhois, entre os séculos VIII e XV, travaram uma cruzada contra os muçulmanos e unificaram seu Estado. O Vox quer uma nova cruzada contra o Islã.
12) Ainda para conter a "invasão islâmica", o Vox defende a suspensão do espaço Schengen. Quer proibir mesquitas de correntes radicais islâmicas e financiadas pela Arábia Saudita. E pretende proibir o ensino do Islã nas escolas espanholas.
13) Com um sotaque de homeschooling, o Vox pretende devolver aos país a liberdade sobre a escolha da educação de seus filhos. No campo da cultura, pretende proteger e promover as touradas, "patrimônio nacional da "Espanha", o que demonstra tb o caráter "testosterônico" do Vox.
14) Na economia, o Vox se aproxima da AfD e do UKIP ao propor um programa mais liberal e pró-business. Suas medidas se concentram em corte de impostos e desburocratização, na linha do "quem paga o 🦢" da FIESP. Muito diferente do nacion. econ. da RN (🇫🇷), Fidesz (🇭🇺) e PiS (🇵🇱).
15) É preciso destacar no programa do Vox o campo dos costumes. Diferente da RN (🇫🇷) e o Partido da Liberdade (🇳🇱), a agenda moralista é muito relevante. Vociferam contra a "ideologia de gênero", são contra união homoafetiva, aborto e acham que o feminismo é coisa do capeta.
16) Pela presença forte do cristianismo na definição da identidade nacional, em relação à agenda de costumes o Vox se aproxima de 🇭🇺 ,🇵🇱 e 🇧🇷. Há tb os delírios com os globalistas. Acusam ONGs que salvam refugiados do afogamento no mediterrâneo de servirem ao Soros.
17) Pra terminar, um tititi: Abascal brigou com Salvini qdo o líder da Liga Norte sugeriu cautela ao lidar com a Catalunha. Abascal pediu à Salvini p/ não meter o nariz na soberania espanhola e que a Catalunha era terra + islamizada da Espanha. Depois fizeram as pazes.

FIM
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Observatório da Extrema Direita

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!