My Authors
Read all threads
Por que a maioria dos analistas não entende as manifestações contemporâneas. Sigam o fio.
1 - Os analistas estão perdidos tentando achar as razões para os protestos contemporâneos que constelam multidões nas ruas contra os governos em muitos países que vivem em diferentes regimes políticos: Chile, Equador, Bolívia, Colômbia, Líbano, Irã, Iraque, Hong Kong, até Moscou.
2 - Especula-se com tudo: aumento de preços de passagens, de combustíveis, de tarifas de energia e até de internet e, no final, lança-se mão da explicação universal: a desigualdade econômica, o enorme abismo entre ricos e pobres.
3 - Os autoritários, de extrema-direita ou de esquerda, acham sempre uma explicação simples e errada: tudo estaria sendo provocado por agentes infiltrados do comunismo ou da esquerda (agentes provocadores cubanos-venezuelanos no caso do Chile)...
4 - ...ou do capitalismo e do imperialismo norte-americano (agentes da CIA no caso de Hong Kong).
5 - Quase ninguém pensa que as manifestações acontecem - independentemente de seus fatores detonadores (mas não causadores) - porque podem acontecer em sociedades que não cabem mais dentro dos Estados que sempre as trataram como seus domínios (no sentido quase feudal do termo).
6 - Porque uma sociedade-em-rede está emergindo e nossas velhas instituições não são mais capazes de metabolizar a insatisfação das pessoas com a forma como as coisas estão organizadas e funcionam.
7 - Há uma insatisfação com o sistema (embora difusa: quando perguntadas, as pessoas não sabem bem explicar o que é "o sistema" ou dão explicações desencontradas).
8 - Sim, na raiz de tudo há essa insatisfação básica com o modo-de-vida (ou de convivência social), que então extravasa diante de um fator detonador qualquer (que pode ser, simplesmente, 20 centavos de aumento no preço das passagens de ônibus).
9 - Pequenos grupos organizados convocam tais manifestações, às vezes violentas, mas não são os responsáveis pelo que acontece quando uma poderosa fenomenologia da interação social se manifesta, constelando multidões em verdadeiros swarmings.
10 - Quando isso acontece, não há o que fazer: os Estados não têm mecanismos para evitar ou reprimir os protestos.
11 - Quando de cada residência sai uma pessoa para as manifestações (como no Egito, em 30/06/2013, a maior manifestação da história em termos absolutos e em Santiago do Chile, em 25/10/2019, a maior manifestação da AL, em termos relativos), não há mecanismo de controle eficaz.
12 - Os analistas têm dificuldade de ver isso porque não investigam a fenomenologia da interação social em mundos altamente conectados e não levam em conta as correntes subterrâneas do fluxo interativo que se tornam cada vez mais avassaladoras em uma sociedade-em-rede.
13 - Os poderosos devem mesmo temer esses gigantescos enxameamentos pacíficos que mobilizam as pessoas (onde cada uma é sua própria manifestação), muito mais do que as escaramuças violentas de pequenos grupos organizados...
14 - ...que podem aparecer antes ou depois dos grandes swarmings, depredando e incendiando tudo (contra estes últimos, eles sabem bem o que fazer).
15 - É isso para começar.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Augusto de Franco

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!