, 17 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
Entre a queda de James Callaghan em 4 maio 1979, e a ascensão de Margaret Thatcher, que ficaria no poder até 1990, o Partido Trabalhista teve quatro líderes. Todos fracassaram na oposição.
Michael Foot, Neil Kinnock, John Smith – que morreu no cargo de chefe do partido e líder da oposição –, e Margaret Beckett, que chefiou interinamente o partido, não conseguiram derrubar nem Tatcher, nem John Major.
O único a conseguir bater os Conservadores (Tories) nas urnas foi Tony Blair – goste-se ou não dele.
Blair conseguiu se eleger ao renovar o Partido Trabalhista, afastá-lo ao eixo de influência sindical e adotar o social-liberalismo como doutrina política, deslocando a legenda ao centro-esquerda.
(Michael Foot já havia tentado o mesmo movimento de deslocamento ao "soft left" nos anos 70, mas fracassou.)
O New Labour, como foi chamado, foi liderado por Blair e por Gordon Brown, seu ministro da Economia e seu sucessor (não-eleito) no posto de primeiro-ministro. Mas o homem por trás da vitória eleitoral não foi um líder político, e sim um intelectual: Anthony Giddens.
Giddens foi o idealizador do New Labor ao criar o conceito de "Third Way", ou seja, de Terceira Via, que temperou a esquerda com elementos do liberalismo econômico, compondo uma tendência chamada de social-liberalismo.
Essa foi a chave da vitória de Tony Blair e de seu início arrasador à frente do Reino Unido. Até o desastre da Guerra do Iraque, quando apoiou George W. Bush e mentiu sobre as supostas armas de destruição de massa, Blair era a referência da esquerda mundial.
Gordon Brown, que o sucedeu em meio à crise de 2007-2008, era da mesma linha e, estimo eu, teria sido primeiro-ministro por vários anos não fosse o desgaste do Labour no poder – thanks to Blair – e pela turbulência financeira mundial.
Brown foi derrotado por um "Blair conservador", David Cameron, esse sim o grande responsável pelo Brexit (foi ele quem abriu a caixa de pandora ao convocar o referendo). Cameron havia feito o mesmo movimento de moderação no Partido Conservador.
Após a queda de Brown, os trabalhistas foram liderados por Harriet Harman, como interina, até a eleição fratricida entre Ed Miliband e David Miliband. David era New Labour e soft left. Era uma espécie de príncipe do "Third Way".
Mas em setembro de 2010 perdeu a eleição interna do partido para Ed, "The Red". Aí nasce o abandondo do Partido Trabalhista do social-liberalismo, o retorno às bandeiras de esquerda mais sindical.
Esse movimento foi radicalizado por Jeremy Corbyn, um líder medíocre, impopular, incapaz de reconhecer e corrigir o antissemitismo subjacente do Labour e sobretudo de dar um norte ao partido diante do Brexit. Por quê? Porque ele próprio sempre foi um "leaver".
Corbyn se apropriou do partido usando a máquina sindical e um movimento, Momentum, que lhe serviu de plataforma para sufocar toda oposição interna e seguir no poder mesmo após o Brexit e a derrota para Theresa May.
Corbyn entra para a história como um dos piores, senão o pior desempenho eleitoral do Partido Trabalhista em,
... em, sei lá, 80 anos.
Fica a lição para a esquerda britânica, americana e brasileira: o radicalismo – Corbyn é de esquerda radical – fragmenta a esquerda e a isola na opinião pública, enquanto o radicalismo de direita congrega. Trump, Bolsonaro e agora Johnson são as provas disso.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Andrei Netto

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!