My Authors
Read all threads
O que ninguém quer dizer. Mas tem de ser dito. Siga o fio.
Do que precisamos é de oposição de verdade, que parta do princípio de que Bolsonaro tem de ser parado (ou obsoletado) antes de 2022. Isso significa, além de oposição, resistência. E resistência é não colaboração.
" - Ah! Mas aí estaremos indo contra o país".

Nada disso. O país não é o governo.
Como fazer então?

=> O Congresso assume o protagonismo das reformas (como já fez com a da Previdência e deve continuar fazendo com a Tributária e a Administrativa, além das demais reformas legais para dar continuidade e acelerar as privatizações);
=> O Congresso propõe uma agenda social e barra, sistematicamente, todas as propostas regressivas do governo...
... Não aprova suas Medidas Provisórias autoritárias, derruba vetos presidenciais idem e retira, dos projetos de lei do Executivo ou de seus agentes, cláusulas regressivas, como já vem fazendo, por exemplo, com a ampliação do porte de armas e com a licença para matar.
=> O judiciário faz a sua parte impedindo retrocessos na democracia, nos direitos humanos, no meio ambiente (revogando decretos, portarias e outras medidas administrativas que violem as leis, como fez recentemente, por exemplo, com a nomeação do presidente da Fundação Palmares).
=> A imprensa investiga e denuncia os ataques à democracia que partam do governo e dos seus sequazes bolsonaristas...
... e não esquece de examinar o lixo que está sendo varrido para baixo do tapete: a Val do Açaí, as rachadinhas de Flávio e seus prodigiosos negócios imobiliários, os funcionários fantasmas que pululam entre os gabinetes da família, as ligações com Queiroz e as milícias...
... as ameaças ao porteiro, as relações com o caso Marielle etc.
=> A sociedade resiste por todos os meios, em todas as ocasiões e lugares, impedindo o avanço das ideias e práticas autoritárias.
" - Ah! Mas aí estaremos derrubando um governo democraticamente eleito".

Nada disso.
Em primeiro lugar, nosso regime é democrático, mas o (chefe do) governo não é. Foi eleito democraticamente, mas não governa democraticamente: usa o governo para autocratizar o regime. Representa uma força política antissistema.
E se não conseguiu até agora avançar mais no seu intento, foi porque não pôde, não porque não quis.
Em segundo lugar, não se trata de dar um golpe, derrubar o governo pela força e sim de neutralizar suas propostas antidemocráticas, sempre por meios pacíficos e legais.
Se Bolsonaro não renunciar e quiser continuar assim mesmo, que se torne um chefe desnecessário, obsoleto. Ou que mude de ideia e de comportamento (o que é muito improvável, mas vá-lá).
Se cometer crimes de responsabilidade (e, a rigor, já cometeu vários), que sofra processo de impeachment. Tudo absolutamente dentro da lei, sem guerra.
" - Ah! Mas aí é abrir caminho para a volta de Lula e do PT".

Nada disso. O PT não quer parar Bolsonaro. Quer mantê-lo no poder de qualquer modo, de preferência esculhambando o país, para que Lula (ou um seu preposto) possa ressurgir em 2002 como o salvador.
A oposição e a resistência de que necessitamos é contra os populismos: seja o populismo-autoritário de extrema-direita bolsonarista, seja o neopopulismo de esquerda lulopetista. Ambos são i-liberais e majoritaristas, quer dizer, usam a democracia contra a democracia.
Para tanto, é preciso construir um centro de gravidade democrático na política que não tenha medo de fazer oposição e de resistir ao presuntivo tirano e ao bolsonarismo. E que não caia na armadilha de se aliar ao lulopetismo para, supostamente, combater um mal maior.
Em suma. Não colaborar com o governo, não lhe conceder crédito para que ele consiga continuar e se prorrogar no poder.
E não colaborar com o lulopetismo, não lançar nenhuma tábua de salvação que lhe permita sobreviver, voltar ao poder e retomar seu propósito - interrompido pelo impeachment - de conquistar hegemonia sobre a sociedade a partir do Estado aparelhado pelo partido.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Augusto de Franco

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!