, 14 tweets, 6 min read
My Authors
Read all threads
Primeiro Fio sobre a cobertura do caso #soleimani:
Por que falar da cobertura antes de dar uma leitura ou análise própria? Porque se não exercermos um mínimo de senso crítico, os que escrevem e os que lêem, todo o exercício é inútil e apenas uma aparência de debate!...
Lendo os jornais em São Paulo, por vezes tenho a sensação de estar sentado em algum lugar do Oregon ou de Arkansas (ainda que não conheça esses lugares)!! Por que exatamente, no Brasil, todas as análises adotam como perspectiva própria aquela dos Estados Unidos?!
Ninguém precisa adotar a perspectiva do Irã ou da Resistência, ninguém precisa chamar Soleimani de mártir ou ficar de luto, mas será que não há, no mercado das narrativas, outros pontos de vista que possam ser úteis à compreensão do que de fato ocorre, como um todo?
Façamos o teste: no @Estadao , uma análise de Michael Doran, do Instituto Hudson (deve valer a pena saber mais sobre o mesmo), publicado no #NYTimes ; basicamente, o mundo ficou mais seguro, tinham que ter matado antes etc.
No @Estadao , Gilles Lapouge, centra a história no Trump e adota a narrativa americana, com algo interessante no tom: “Trump.... apertou o botão e o General voou pelos ares”!!!!
No @Estadao , @lsantanna adota a narrativa americana de que a guarda revolucionária serve para proteger o regime da população insatisfeita; fala, como outros, do ataque ao oleoduto saudita pelos Houtis, mas não lembra o contexto em que à Arábia Saudita bombardeia o Iêmen há anos.
No @Estadao , José Niemeyer não consegue evitar centrar sua análise também na perspectiva americana....
No mesmo @Estadao , Roberto Godoy mostra certo fascínio com a tecnologia do drone matador e naturaliza a descrição americana da força Al Quds com “ grupos radicais”, “milícias xiitas”, e a estranhíssima noção de uma “etnia extremista dos Houtis”!
Ainda no @Estadao , um artigo de David Singer, especializado em segurança nacional (dos EUA, evidentemente) adotando a tese e da corrida iraniana em busca de armas nucleares e centrado na política americana e no Trump
Insto é o @Estadao , para não mencionar ainda as perguntas e respostas.
Já na @folha , @DiogoBercito centra a análise na perspectiva americana e se pergunta, fundamentalmente, por que outros presidentes não mataram Soleimani antes. Aceita pelo valor de face a afirmação de que Soleimani seria responsável por 700 mortes de americanos!! Onde? quando?!
Na @folha ainda, mesmo minha admirada @camposmello não escapou da força gravitacional da perspectiva americana, centrando análise no processo de decisão de Trump e naturalizando muito do vocabulário corrente sobre a matéria ....
Finalmente, coisa parecidas podem ser ditas sobre as matérias gerais, noticiosas, da mesma @folha , especialmente a que é, significativamente, retomada da @AFP e da @Reuters !!!
Não falo nada, pelo menos por enquanto, sobre o tratamento dado nas coberturas televisivas, inclusive por respeito à paciência de quem for ler!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Salem H. Nasser

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!