, 14 tweets, 5 min read
My Authors
Read all threads
1)Vou contar aqui uma pequena história que reflete bem o grau de raiva e obsessão da campanha do Ministério Público para acusar Rui Pinto de tudo o que puder e assim o manter preso. É ridículo, hilariante e assustador ao mesmo tempo.
2)Na madrugada de 4 de Novembro de 2015, o Football Leaks colocou online um conjunto relevante de informação, mas, poucas horas depois, o blog ficou offline. Quem tivesse visto até àquele momento podia fazer o download, quem não tivesse não podia.
3)Todos os que acompanharam se recordam que, numa fase inicial, o Blog do Football Leaks era frequentemente alvo de suspensões. Ficava offline e, horas ou dias depois, voltava. Supõe-se que esta intermitência fosse provocada por queixas apresentadas diretamente pelos visados.
4)Mas uma coisa era o Blog (no Livejournal), outra era a plataforma onde a informação ia sendo alojada (e depois partilhada através de links). Essa não ficava logo offline. Ou seja, os links continuavam disponíveis para download para quem os tivesse visto a tempo.
5)Essa questão suscitou uma conversa entre alguns adeptos sportinguistas aqui no twitter, ainda hoje visível. O @parvodavida diz que recebeu uma notificação no feedly, mas, quando foi ver o “site”, este já estava offline.
6)Só que, tendo tido acesso aos links da plataforma a tempo, decidiu partilhá-los com os amigos.
7)Conclusão: tudo normal. Um simples adepto sportinguista a partilhar com outros adeptos sportinguistas informação sobre o Sporting que encontrou disponível na internet - pensam vocês todos, comuns mortais.
8)Ora, estas palavras - “Vou já de seguida postar os links para os ficheiros” - levaram os nossos investigadores, qual Sherlock Holmes, a uma conclusão extraordinária: o @parvodavida é o próprio Rui Pinto! Eureka!
9)Sim, Rui Pinto responde, entre outras coisas, pela acusação de ser o @parvodavida no twitter. Mas... o @parvodavida continua ativo nas redes sociais e não aparenta estar preso. Mas… o @parvodavida aparenta ser sportinguista e não portista. Mas… que importa? Adiante!
10)A partir desta fabulosa conclusão, o Ministério Público elabora toda uma tese delirante que está plasmada na própria acusação:
11)Diz que “uma vez que não foram alcançadas as pretensões (…) no que respeita à obtenção de um montante pecuniário por parte da Doyen, Rui Pinto publicou novos conteúdos confidenciais (...), desta feita na plataforma TWITTER - com o utilizador @parvodavida.”
12)Ou seja, entende o Ministério Público que Rui Pinto decidiu retaliar através da sua conta no twitter (@parvodavida), após a Doyen se ter recusado a pagar-lhe o que ele queria na sua suposta tentativa de extorsão. Senhoras e senhores, bem-vindos ao mundo da fantasia.
13)O desespero e a urgência de sustentar a acusação e manter Rui Pinto preso levou o MP a cometer erros primários. Este é apenas um exemplo. É engraçado, mas ao mesmo tempo assustador. O que distinguir estes investigadores de maluquinhos conspiracionistas? Podemos confiar nisto?
14)O que é isto? Ignorância? Iliteracia digital? Estupidez? Um erro normal de quem quis fechar uma acusação à pressa, para evitar o fim da prisão preventiva? Não sei. Mas dá uma ideia da fiabilidade deste processo e destas autoridades.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Pedro Bragança

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!