My Authors
Read all threads
ALVIM REVELOU O REAL OBJETIVO DO GOVERNO BOLSONARO

Siga o fio.

Em democracias não é aceitável que governos comandem guerras contra inimigos internos. Isso viola o Estado democrático de direito - forma encontrada pelos modernos para drogar o Leviatã.
A guerra cultural de Bolsonaro e Alvim, a guerra bannonista e olavista contra um suposto "marxismo cultural" que estaria infectando e adoecendo a nossa sociedade, instrumentaliza o Estado-nação para combater sua própria gente.
Se isso acontece, não pode mais haver democracia, a não ser como rito formal. É simples. A democracia é um modo não-guerreiro de regulação de conflitos (ao contrário da guerra, que é a autocracia).
Os delírios nazistas de Alvim não surgiram do nada. Eles expressam uma visão que é majoritária no núcleo duro do governo. Foi por aderir a essa visão que Alvim foi nomeado e elogiado, na véspera de sua demissão, pelo presidente da República.
Ou seja, o aparelhamento ideológico da cultura não foi um mal-entendido, um erro, um descuido. Foi o resultado da aplicação de uma diretriz estratégica: usar o governo conquistado eleitoralmente para fazer guerra contra uma parte da sociedade.
É uma guerra da minoria (talvez de 10 a 20% dos 60 milhões que escolheram Bolsonaro), contra a maioria (uma porcentagem maior dos 90 milhões que não votaram nele). O objetivo dessa guerra é drenar a democracia do seu conteúdo liberal. Isso os democratas já sabíamos.
Mas o fato de Alvim ter feito essa besteira, de revelar prematuramente qual é o propósito real do governo, contribuiu para abrir ou olhos de alguns setores para o perigo que corremos.
Dentre esses setores destacam-se alguns jornalistas e analistas políticos que ainda estavam "dispostos a fechar os olhos para essa evidência em nome da política econômica" (como percebeu Vera Magalhães em artigo de hoje no Estadão).
Na cabeça dos empresários, entretanto, a ficha ainda não caiu.
A demissão de Alvim foi forçada pelas circunstâncias, mas nada mudou no olavobolsonarismo. Pelo contrário, predispôs ainda mais as minorias militantes que apoiam o governo a prosseguirem no caminho de autocratização da nossa democracia.
Significa que vai piorar, não melhorar. Vem mais guerra por aí, não menos.
Se essa situação for mantida, se o estado de guerra perdurar, se a guerra for o modo preferencial de regular os conflitos, nossos índices de direitos políticos e liberdades civis vão cair em todos os rankings internacionais de democracia.
Por isso é preciso parar Bolsonaro, antes que seja tarde. Mas isso boa parte dos agentes políticos ainda não viu. De quantas mais catástrofes como a de Roberto Alvim precisaremos para acordar?
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Augusto de Franco

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!