My Authors
Read all threads
URGENTE! Consegui entrevista exclusiva com diretor de hospital em Shanghai sobre o #coronavirus. Fiz perguntas sobre contágio, números, letalidade e mais. Segue o fio (se me seguirem, vão ter + infos exclusivas). Antes, contexto. (1/n)
Diretor é amigo de amigo. Pediu confidencialidade, por motivos óbvios. Não mediu palavras. Está, obviamente, estressadíssimo. Mas, ainda bem, acha que tem luz no fim do túnel. Vamos lá! (lembro q não sou jornalista) (2/n)
O hospital estava preparado? Faltam recursos? “No começo, não estávamos. Não tínhamos kits de teste suficiente. Nem leitos separados para isso. Mas em determinado momento, o governo (tanto central quanto de Shanghai) anunciou que podíamos pedir o que quiséssemos.” (3/n)
“Estamos trabalhando em ritmo especial. Todo mundo que precisamos, tiramos das férias e reduzimos as folgas. Há três semanas não faltam kits. E não faltam leitos.” Algum profissional foi infectado? “Sim, uma enfermeira.” (4/n)
O número de pacientes infectados que vcs reportam bate com a realidade? “Sim. Se eu deixar de reportar qqer caso, vou ser afastado.” Na sua opinião, os números batem com a realidade? “Pelo menos em Shanghai, sim.” (5/n)
Como vcs tratam os pacientes? “Já tentamos várias combinações de coquitéis. Mas a maioria dos casos, trata-se só os sintomas. Já tivemos alguns sucessos, mas não sabemos se foi por causa do tratamento.” Mas e o caso da Tailândia, onde houve cura?” (6/n)
scmp.com/news/asia/sout…
“Já tivemos aqui também. Mas não sabemos se a chamada cura foi por causa do tratamento. Não é tão simples assim. Alguns pacientes se curam sozinhos. Não basta usar algumas drogas e o paciente estar sem vírus. Não quer dizer que foi a droga que o curou.” (7/n)
Mas o que significa o paciente estar curado? “Não ter o vírus detectado por testes. Não damos alta a ninguém sem ter certeza absoluta que o paciente não tem mais o vírus. Alguém sair daqui e espalhar o vírus acaba com a minha carreira.” (8/n)
Pq não tem mais mortos? “Temos recursos. Fazemos de tudo pro paciente não morrer. Oxigênio, respirador artificial. Num bom hospital, chances de sobreviver são bem altas. A maioria dos casos não desenvolve para pneumonia. (9/n)
O vírus se espalha antes das pessoas terem sintomas? “Quando as pessoas chegam aqui, não estão bem”. Fim da entrevista. Ou seja, tem muito mito e falta de informação por aí. Infelizmente, parece que a “cura” ainda não é certa. Mas! (10/n)
Tem gente que se cura e pode ir pra casa. E parece que os dados não são falsificados. Se tiverem mais alguma pergunta, mandem que eu vou fazer um follow-up em uma semana ou menos. Fin.
@rosana , @_pinheira , @MonicaWaldvogel entrevista com diretor de hospital em Shanghai. Acho que interessa a todo mundo.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo Zeidan

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!