My Authors
Read all threads
Parasitas?
Parece que o discurso tosco e sem base dos jovens apedeutas brasileiros liberalóides chegou a um outro nível. Há, nos últimos cinco anos, pelo menos, uma neura contra o Estado no Brasil e, por óbvio, contra os servidores.
Os liberais, como sempre, estão errados.
(fio)
Primeiro, há várias formas de "medir" o tamanho do Estado. Todas comparativas. A mais usada fala da relação entre os trabalhadores públicos em comparação com os trabalhadores privados dentro de um país. Por esta comparação o Brasil NÃO TEM um "estado grande". Fonte DIEESE
Veja que no gráfico anterior, o total de empregados no setor público no Brasil está ABAIXO da média da OCDE que é um grupo que junta as maiores economias do mundo, o clube dos "ricos" e mais desenvolvidos.
Alguém poderá dizer que o Estado brasileiro é grande em "arrecadação" porque "cobra muitos impostos" ... O gráfico abaixo mostra que esta também não é uma verdade. O Brasil, por exemplo, arrecada menos em percentual do pib do que a alemanha, a inglaterra ou portugal.
Ainda, pode vir alguém a dizer que o Brasil "gasta demais" ... o gráfico abaixo mostra os gastos dos países da OCDE em relação ao PIB. A média, como pode ser visto, é quase 40%. O Brasil em 2013 gastou 22% do PIB com gasto público.
De 2013 para cá o gasto público diminuiu. Com os diversos cortes criados para enganar o povo. Somos quase 210 milhões de pessoas no Brasil e, em 2016, segundo o IPEA tínhamos pouco mais de 10 milhões de servidores públicos nas três esferas (municipal, estadual e federal)
Vamos mais a fundo. O IPEA mostra que o número de funcionários públicos no Brasil DIMINUIU em relação ao total de força de trabalho empregada. O país cresceu e o ESTADO DIMINUIU se comparado com o período de FHC.
Ainda, o IPEA mostra que o maior aumento se deu nos empregos municipais e não na esfera federal. (Vamos lembrar que o número de municípios também aumentou.)
Agora pasmem. Se comparados o número de servidores públicos ativos entre 1991 e 2018, nós temos menos hoje (em números absolutos) do que tínhamos em 1991. E isto com a economia e a população crescendo!!!
Mas e a se a gente quiser saber nas universidades. Que o ministro weintraub tanto odeia ... Está cheia de "boquinhas" não é? Não! O percentual de servidores com nível de pós graduação (exigidos pelas universidades) é muito pequeno se comparado com o resto.
Voltamos depois da falta de luz ... segue a thread ...
Mas e dentro do funcionalismo quem mais gasta e quem mais pesa?
Certamente o judiciário. Aquele exatamente que está fora da reforma administrativa. (correiobraziliense.com.br/app/noticia/ec…)
o Judiciário não apenas tem os maiores salários como a média de suas gastos é MUITO maior do que dos outros poderes.
Mas "e o PT?" ...
Pois é ... o próximo gráfico mostra que após a recomposição de uma parte das perdas do Estado brasileiro feitas pelo príncipe da privataria FHC, o PT NÃO AUMENTOU a despesa com os servidores em relação ao PIB. A linha laranja manteve-se com mostra o gráfico.
E sabem de outra?
Segundo o IPEA, dentro do executivo federal, temos, no Brasil cerca de 800 mil funcionários snedo que mais de 380 mil são MILITARES. Ou seja, os milicos representam quase 50% do total de funcionários federais. E eles, acreditem, ficaram também de fora da reforma
Assim, pelos números o estado brasileiro NÃO É GRANDE, nem em comparação de funcionários públicos pelo pib, ou funcionários públicos pela força de trabalho total ou mesmo pela arrecadação de impostos. Na verdade, o estado brasileiro é pequeno segundo as nossas necessidades.
o IPEA mostra que saúde, educação e segurança pública (ou seja, médicos, enfermeiros, agentes de saúde, professores e policiais) são 60% dos funcionários públicos. É sobre eles que está recaindo a "reforma" ...
Agora, você sabe de onde vem esta neura com o tamanho do Estado??
De onde vem a loucura de que "é preciso diminuir o Estado" a qualquer custo?
Em janeiro de 2010, Carmem Reinhart e Ken Rogoff, dois economistas neoliberais, apresentaram um "estudo" chamado "Crescimento em tempos de dívida" (scholar.harvard.edu/files/rogoff/f…).
No estudo eles "mostram" que países que diminuíram suas dívidas tiveram crescimento do pib maior.
Reinhart e Rogoff "criaram" a ideia da "austeridade" como modelo para induzir o crescimento. E tiveram dos liberais, neoliberais e rentistas do mundo todo efusivos aplausos. Afinal, PAGANDO DÍVIDAS para o setor financeiro, o país crescia, segundo eles.
Reinhart e Rogoff apresentavam um argumento que interessava aos rentistas pois, pagando dinheiro para eles o país cresceria. Enfim a economia e a política atuavam em favor dos ricos com a chancela da ciência!!!
E ia ficar tudo certo, não é mesmo?
Só que não.
Os saudados economistas neoliberais tinham ERRADO nas contas. E o erro foi descoberto por um aluno de graduação dentro de uma universidade.
Thomas Herndon tentou refazer o estudo dos "monstros sagrados" do neoliberalismo e não conseguiu. bbc.com/news/magazine-…
Não foi um ERRO comum. Foi um crime. Os neoliberais disseram que havia uma relação entre diminuição da dívida e crescimento e venderam isto para o mundo todo. Gerando miséria, desemprego, fome e etc. E um estudante mostrava que era fraude. Rogoff e Reinhart.
No fim o próprio FMI reconheceu que a "austeridade" levava à morte dos países (theguardian.com/business/2016/…). Além de tudo, as maiores economias do mundo eram também os países que mais deviam (japão e EUA), enquanto China e EUA cresciam com aumento de seus déficits.
E você que chegou até aqui, agora já sabe que seu amigo liberalóide sabe muito pouco sobre o que defende e que o Brasil de Bolsonaro e Guedes vai certamente para o buraco e nada disso tem a ver com o "pêtê" ...
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fernando Horta

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!