My Authors
Read all threads
A tortura e homicídio do menino João Hélio, há 13 anos, representaram um ponto de inflexão da opinião pública contra os bandidos de rua e a associação destes aos bandidos do Planalto. No mesmo ano vieram as vaias a Lula-lá e o filme Tropa de Elite.
Tropa de Elite foi feito para retratar a polícia operando como quadrilha, única forma de enfrentar outras quadrilhas. Não teve o efeito esperado pelo Leblonistão de despertar indignação contra a polícia. Muito ao contrário.
O povo não agüentava mais ter que bater continência para as otoridades reais (15 anos, vocabulário de 18 palavras, AR-15 na mão, um harém no alto do morro) e aceitaria QUALQUER MEIO NECESSÁRIO para pôr em xeque esse poder paralelo.
Foi sob esse contexto que @jairbolsonaro, já relativamente prestigiado, passou a ter sua seriedade considerada além do estatuto "folclórico". Representava um método, mas (ainda) não uma ideologia.
@jairbolsonaro Aí caímos na associação entre narcotráfico e governos de esquerda, cuja repercussão cresceu exponencialmente com o avanço da internet entre as classes populares.
Lembrando: o caso João Hélio foi o cumprimento de uma obrigação dos bandidos (quem mostrar frouxidão em seus deveres é morto pelos comparsas) e uma demonstração de força (os vassalos aprendem do que os suseranos são capazes).
@jairbolsonaro Foi a época em que veio a convergência entre @jairbolsonaro e @opropriolavo. Nenhum sinal de ~ardilosos conspiradores~ por cima de ambos. Apenas Bolsonaro adotou de Olavo a base filosófica que lhe faltava, e Olavo admitiu relativamente a milícia como método.
@jairbolsonaro @opropriolavo Essa questão das milícias foi mencionada por @opropriolavo em aulas, ainda que bem en passant: ele considerou que favelados têm o mesmo direito que os ricaços de murar seus territóris e contratar segurança particular.
@jairbolsonaro @opropriolavo Tudo é relativo: é óbvio que, em comparação com o império do narcotráfico, as milícias se tornam um mal menor. Mas qual é o limite do aceitável? Quando deixa de ser uma disputa "polícia x bandido" e temos bandidos dos dois lados?
@jairbolsonaro @opropriolavo O @jairbolsonaro pode mostrar 9999999 resultados, mas esse ônus carregará até o fim: MILÍCIAS. Mera constatação; não me batam. Ou ele legaliza as milícias (por meios que não me ocorrem), ou ele bate de frente com o establishment policial-militar.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with PAULO FRANCIS

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!