My Authors
Read all threads
Você já deve ter ouvido - ou até mesmo falado - a seguinte frase: “precisamos de TÉCNICOS ocupando as altas esferas decisórias, não de políticos”. Você deve ter se sentido super inteligente, ponderado e isento falando isso, correto? Pois bem: você caiu na falácia da TECNOCRACIA.
A tecnocracia se caracteriza pela transferência do poder decisório dos representantes eleitos pelo povo a um grupo de não eleitos. Em nome da sacrossanta “técnica”, portanto, a vontade de um povo (política) é substituída pelo entendimento de meia dúzia de “estudados” (técnicos).
Miguel Reale diz que esse afastamento do povo das decisões sobre os rumos do país, ao menos no Brasil, iniciou-se no Rio Grande do Sul com o governo de Júlio de Castilhos, no final do sec. XIX, que entendia que as decisões deveriam ser tomadas por pessoas de saber científico.
Essa substituição do povo por técnicos - a tecnocracia - representa na prática o chamado POSITIVISMO de Auguste Comte, em que o conhecimento científico seria a mais valorosa forma de conhecimento, desprezando quaisquer outras questões metafísicas, teológicas ou filosóficas.
A entrega do poder aos técnicos, portanto, significa a exclusão do povo do processo decisório dos rumos do país, que passa a ser tutelado por uma meia dúzia de iluminados doutores, donos de todo o saber e ciência, que acabam escolhendo e determinando o que é o melhor para o povo.
Portanto, em um país tecnocrata, as decisões sobre aborto, ideologia de gênero, questões culturais em geral, são entregues de bandeja a um grupo de cientistas que se dirão conhecedores do profundo saber: segundo eles, o “povão” não está habilitado a opinar.
Notem que o tecnocrata não é muito dado ao debate político: ele se diz porta voz da ciência e levanta a bandeira do pragmatismo, pairando acima de todos os mortais. Ele exclui tudo o que é transcendente, isola valores e tradições e eleva a razão a um patamar divino. A razão DELE.
No Direito, isso tudo é de fácil percepção: alunos se formam sem a menor base metafísica, decoram a lei, viram concurseiros cheios de técnica, mas vazios de base filosófica que lhes dê um mínimo substrato para reconhecer as origens das verdadeiras injustiças e iniquidades.
O ativismo judicial, no Direito, é uma forma de tecnocracia jurídica, já que coloca o técnico - o membro do Poder Judiciário - acima do legislador, que foi aquele eleito pelo povo para fazer valer suas aspirações. Aqui, vemos claramente o “técnico” se colocando acima do povo.
José Pedro Galvão de Sousa explica que a idolatria tecnicista em um país só pode culminar na uniformização das relações humanas, cujas condutas serão impostas pelos doutos cientistas “democraticamente” de cima para baixo, resultando fatalmente em um modelo de Estado SOCIALISTA.
Conclui-se, portanto, que quadros técnicos são importantes, mas o sistema representativo requer também a presença de elementos que compreendam questões metafísicas, que vão muito além do cientificismo, e que preservem os verdadeiros valores fundamentais de uma nação.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Ludmila Lins Grilo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!