My Authors
Read all threads
Desrespeito às instituições e uso dos filhos para criação de um projeto de poder não são exclusividades de @jairbolsonaro. Ao compartilhar vídeo sugerindo um autogolpe, ele se aproxima de outro líder autoritário latino: o peruano Alberto Fujimori. Acompanhe no fio do @girolatino
Assim como Bolsonaro, Fujimori sedimentou sua ascensão no populismo, prometendo combater a corrupção, a estagnação econômica e o avanço da criminalidade e do narcotráfico. Com popularidade meteórica, ‘El Chino’ venceu o escritor Vargas Llosa nas eleições de 1990.
No 2º ano no poder, sentindo-se ameaçado por parlamentares que o impediam de comandar sem amarras e prometiam investigar um esquema de corrupção envolvendo seus familiares, Fujimori, com a ajuda de militares, dissolveu o Congresso, a Suprema Corte e rasgou a Constituição.
No domingo de 5 de abril de 1992, em rede nacional Fujimori classifica o autogolpe como “uma mudança de rumo que vai ao encontro da vontade do povo peruano”. Assim como no vídeo compartilhado por Bolsonaro, o peruano promete esperança de dias melhores.
“Sou a favor, sim, de uma ditadura, de um regime de exceção, desde que este Congresso dê mais um passo rumo ao abismo”. A frase poderia estar no discurso fujimorista, mas foi dita por Bolsonaro, no programa Câmera Aberta, da TV Bandeirantes, em 1999.
O discurso oportunista anti-esquerda também aproxima os dois líderes. Se Fujimori fazia ataques generalizados à esquerda por conta da violência da guerrilha Sendero Luminoso, Bolsonaro criou uma ideia de “terrorismo” que não existe.
O próprio vídeo compartilhado pelo presidente classifica a esquerda como “sanguinária” e não é difícil achar um post em que Bolsonaro e seus filhos chamam toda e qualquer esquerda de ditatorial e terrorista, com menções sem sentido ao trabalho do inexpressivo Foro de São Paulo.
Por falar em filhocracia, esse é outro ponto que aproxima os dois líderes. Com saúde frágil e preso por crimes contra os direitos humanos, Fujimori está fora do jogo. Mas deixou legados: seus filhos Keiko e Kenji, ambos congressistas, mas com papéis diferentes na política local.
Kenji, suspenso do Congresso e à espera de investigação por corrupção, é figura dos bastidores. Já Keiko, que foi candidata à presidência e hj lidera a oposição, segue à risca os caminhos do pai: discurso duro contra o crime e conservadorismo. Está presa e aguarda julgamento.
Além de dar sobrevida ao sobrenome se amparando nos filhos como Bolsonaro, El Chino corroeu as instituições: desde o fim da ditadura, todos os presidentes peruanos estão presos ou na mira da Justiça, alguns alvos de uma lava jato igualmente controversa. theintercept.com/2019/11/03/lav…
Em 2019, o presidente Martín Vizcarra - único pós-Fujimori ainda livre de investigações - fechou o Congresso (constitucionalmente) contra os mesmos fujimoristas. O sobrenome de origem japonesa sobrevive há 30 anos, algo que Bolsonaro quer repetir com seus filhos.
Em “Como as democracias morrem”, o professor de Harvard Steven Levistky usa o caso de Fujimori no Peru como exemplo um populista no poder instala uma crise institucional entre os poderes. Qualquer semelhança com @jairbolsonaro não é mera coincidência, segundo Levistky.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with The Intercept Brasil

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!