My Authors
Read all threads
🧐

ENTENDENDO O PROCESSO DE FALSIFICAÇÃO E MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA

Siga o fio.
Não são direitos democráticos falsificar e manipular a opinião pública.
As possibilidades de falsificação dos Trending Topics no Twitter e de broadcasting privado usando o fluxo descendente em árvore no WhatsApp são, em boa parte, os meios de manipulação da opinião pública empregados pelos populismos.
Algumas centenas de pessoas, atuando coordenadamente e replicando para poucas milhares as mesmas mensagens, conseguem subir hashtags para o topo dos TT. Bolsonaristas e lulopetistas, por exemplo, tentam emplacar pelo menos uma por dia.
Essa coordenação é feita, inclusive, por meio do WhatsApp. O fluxo descendente em árvore no WhatsApp consiste na replicação de mensagens para grupos e listas de transmissão, sem interação horizontal.
Ou seja, é árvore mesmo, não rede (padrão de organização com topologia mais distribuída do que centralizada). Quem pertence a um grupo não vê os demais grupos.
Assim, o espaço do debate público - fundamental no processo democrático de formação da vontade política coletiva, a partir da interação e polinização mútua de opiniões - vai sendo pulverizado por miríades de esferas privadas de opinião protegidas da interação com outras opiniões.
No limite, não há mais opinião pública, formada por emergência, e sim soma de opiniões privadas repetidas ou clonadas.
Os ataques dos populistas à imprensa (quer dizer, ao broacasting público), que expressa uma variedade de versões, visam desacreditá-la e substituí-la pela difusão dirigida (broadcasting privado) via mídias sociais manipuladas.
As mídias sociais passam a atuar contra as verdadeiras redes sociais, quer dizer, contra a possibilidade de interação fortuita, com o outro-imprevisível).
A ideia é substituir o ambiente discursivo da democracia, presidido por uma razão comunicativa, por um enxame replicante de pequenos reinos de narrativas (fake news e pós-verdades), regidos pela dinâmica da guerra de versões.
Não se visa mais a persuasão, não se busca o entendimento e o esclarecimento e sim impor uma versão e destruir as versões dos inimigos. Todos que intentam expressar uma versão diferente dos fatos passam a ser inimigos.
A "verdade" fabricada, emitida por poucos hubs, cancela qualquer verdade, desabilita a própria ideia de verdade ou da necessidade de correspondência entre as descrições e os fatos. A verdade passa a ser uma variável desnecessária.
Menos de duas centenas de hubs, espalhando suas mensagens, com um grau de separação, para cinquenta mil replicadores que, por sua vez, as repetem, com dois e três graus de separação, para milhões de recipientes passivos, conseguem fazer isso.
A democracia não tem proteção eficaz contra esses ataques de enxame que visam manipular e falsificar a opinião pública e, no limite, abolir qualquer esfera pública de interação de opiniões.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Augusto de Franco

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!