My Authors
Read all threads
04 de setembro de 2017, em Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul, dois corpos foram encontrados esquartejados, dentro de sacos e de caixas.

Inicialmente, a polícia pensou se tratar de uma mulher e um menino. Depois, a perícia chegou a outra conclusão: eram duas crianças.
O menino teria entre 8 a 9 anos e tinha 5,3 decigramas de álcool por litro de sangue, o que o deixaria à beira do coma alcoólico.

A menina, que teria no máximo 12, tinha lesões próprias de defesa na hora da morte.

Os dois estavam sem cabeça e eram irmãos por parte de mãe.
A barbaridade do crime chocou a cidade, ainda mais pelos rumos da investigação:

- Não havia pais procurando crianças sumidas com aquelas características;
- Não havia qualquer sinal de sumiço em escolas;
- As digitais eram inexistentes nos bancos de dados de todo o país.
Diversos canais de informação foram disponibilizados, mas nenhuma pista surgia. A caixas onde um dos corpos estava era de uma marca de sabão produzida em Pernambuco, jamais comercializada no sul do Brasil...

Não se tinha certeza nem sobre o local da prática do crime.
O delegado responsável pela investigação, Rogério Baggio, cogitava crime passional, vingança entre facções, mas, de fato, só havia fumaça...

Sem qualquer pista, denúncia ou informação, estavam de mãos atadas.

E, quando você acha que a coisa está ruim, eis que ela pode piorar...
SOLUÇÃO (?)

Em janeiro de 2018 o delegado Baggio entra de férias. Em seu lugar, é nomeado o delegado Moacir Firmino, homem experiente e policial antigo.

E Firmino, na titularidade da investigação, faz o que todos imaginavam ser impossível: RESOLVE O CASO DOS 2 INOCENTES.
A notícia pegou a todos de surpresa.

Como era possível que um homem, por mais experiente que fosse, resolvesse um dos maiores quebra cabeças da polícia do RS em 10 dias, coisa que equipes inteiras não conseguiram em 04 meses?

Os detalhes da resolução do caso eram chocantes.
Segundo Firmino, as duas crianças teriam sido trazidas da Argentina de forma clandestina e teriam sido sacrificadas em ritual de magia negra encomendado por dois empresários de uma cidade próxima, tudo ao custo de 25 mil reais.

O responsável pelo sacrifício tinha nome:
Silvio Fernandes Rodrigues, proprietário de um templo que usava diferentes elementos e atendia pessoas com diversos problemas. Nas palavras de Firmino, tal templo serviria ao demônio Moloch, especializado em sacrifícios de crianças.

E Firmino foi além. Prendeu vários suspeitos.
Foram presos: o líder do templo; um dos empresários que havia encomendado o sacrifício; seu filho; um participante do ritual.

Estavam foragidos: o argentino que trouxe as crianças ao Brasil; outro empresário e seu filho.

Talvez fosse a solução do mistério, mas a coisa desandou.
E desandou porque era tudo completamente maluco.

Novos fatos:

1. O delegado Firmino era cristão dos mais fervorosos. Elementos de fé estavam por toda a parte na investigação, a começar pelo nome (revelação), terminando na forma como tratava o suspeito (bruxo).
2. Quando os corpos foram encontrados, Firmino chegou a ligar para Baggio dizendo ter uma pista: uma testemunha anônima que somente ele viu, que falou somente com ele, deu detalhes do ritual e dos participantes. Baggio que descartou completamente essa pista após averiguações.
3.1. Já nas férias de Baggio, Firmino teria sido contactado por outra testemunha. Um trabalhador do sítio de Sílvio, onde funcionava o templo. Segundo contou, na noite do ritual ele voltou ao sítio para buscar uma ferramenta que esquecerá e testemunhou as mortes.
3.2. Essa testemunha, após prestar depoimento detalhado do ritual e das mortes das crianças - e informar sobre a identidade do argentino traficante de crianças - é imediatamente colocada no Protege, programa de proteção a testemunha do Estado e SOME em proteção legal.
4.1. Firmino apresenta comportamento estranho durante as operações e entrevistas. Durante a prisão de Sílvio, Firmino teria dito "Eu sou Deus e vim prender Santanás." nas entrevistas, não usa o termo testemunhas, mas, sim, "Profeta de Deus"...
4.2. Quando Firmino é questionado por chamar as testemunhas de profeta, grita com os jornalistas: "Não chamo! É DEUS, não sou eu. É revelação!"

Nessa altura, a cúpula da Polícia está à beira do desespero. Baggio recebe ordem de interromper as férias e voltar imediatamente.
Por algum tempo, as duas equipes trabalham simultaneamente.

Baggio repassa um pente fino no templo de Sílvio, onde, DESDE SEMPRE, NÃO FORAM ENCONTRADAS provas que pudesses ligar o local ao caso. Antes, só foram encontradas uma capa preta e uma máscara de cachorro...
Agora, sob a supervisão de Baggio, a coisa é extremamente profissional. Reagentes químicos, até uma retroescavadeira é usada para cavar todo o local...

Aí você deve pensar: "Bem, claro que o Baggio não encontrou nada, isso tudo é invenção do Firmino."

E você se engana...
Ele encontra justamente um manual de magia negra parcialmente queimado, meio enterrado e com páginas rasgadas, e com marcações justamente num capítulo que trada de... RITUAL DE MAGIA NEGRA ENVOLVENDO SACRIFÍCIO DE CRIANÇAS.

Para melhorar, ainda havia um nome escrito no manual.
Era de uma auxiliar de Sílvio, que sempre estava no templo e até aparecia em vídeos e material de divulgação.

Não podendo ignorar aquilo, Baggio, determina a prisão imediata da mulher, mas, sorte nossa, Baggio é um Xerok Holmes: porque aquele livro não foi encontrado antes?
Ele pensa: "caramba... vasculharam aquele terreno todo, passaram pente fino, e ninguém viu isso? Estranho ele aparecer justo agora, quando a tese de magia negra começa a falhar... Parece que plantaram isso para que eu encontrasse..."

A mulher fica presa poucas horas.
Com a mulher solta e a prova descartada, que acontece?

Isso mesmo, surge uma outra testemunha que diz ter visto duas pessoas desovando os corpos. Inclusive ele reconhece as pessoas, da capa dos jornais (os acusados), e descreve um carro que bate com o veículo de um dos presos.
Novamente, Santo Baggio.

"Quando a esmola é muita, o santo desconfia. E Baggio, já preocupado com os rumos do caso, estranhou aquele relato tão cheio de detalhes, caindo do céu como um presente de Deus." (de matéria no @TheInterceptBr)
Quando Baggio resolve apertar a testemunha, ela cai em contradições diversas. Seu depoimento acaba sendo completamente invalidado, até por depoimentos posteriores da própria esposa, que retruca vários pontos.

Baggio já deixa clara a certeza de uma enorme injustiça.
E nesse ponto, surge uma 3ª testemunha, que vai muito além do que todas as outras: diz ter estado no templo a convite de um dos empresários presos, participado do ritual, ter visto as mortes, fugido assustado quando percebeu o que teria acontecido.

Mas Baggio sabe que ele mente.
Decide-se, então, confrontar as testemunhas todas e o resultado é surpreendente.

Simplesmente, a 2ª testemunha agenciou as demais testemunhas, para que incriminassem os acusados - e, o pagamento por isso era a inclusão deles, testemunhas, no PROTEGE.
Porque teriam dito a eles, testemunhas, que se falassem contra os acusados, amantes da magia negra, todos seriam presos sem chance de recurso. E, cada testemunha, além de ganhar UMA CASA, e uma pensão mensal de 3 MIL REAIS, ainda poderiam começar a vida do zero...
Obviamente, tudo mentira... o PROTEGE, na verdade, vivia do esforço de diversos servidores públicos, mas totalmente sem grana...

Quando souberam disso, as testemunhas resolveram falar, mas... não sabemos de nada, porque o processo passou a transitar em sigilo na corregedoria.
O QUE SABEMOS DO CASO DOS 2 INOCENTES:

- Que todos os acusados foram soltos e estão em liberdade, vivendo o prejuízo de honra que jamais será pago. E processam o Estado pelos erros brutais na investigações.

- Firmino foi afastado, aposentado e processado por diversos crimes.
Além de Fermino, outro policial foi indiciado por falsidade ideológica. Um informante, o responsável por coagir as pessoas a mentirem e está preso desde 2019, também teve quatro indiciamentos por corrupção de testemunhas. Ao todo, os três suspeitos somam 12 indiciamentos.
E, o mais triste disso tudo:

Seguimos sem saber que são as duas crianças barbaramente assassinadas, nunca reclamadas e esquecidas, sepultadas como indigentes sem a totalidade do corpo.

Isso, no fim, me dá uma tristeza absurda...
E O QUE APRENDEMOS COM ISSO:

Que a fé de alguém jamais deve afetar no seu discernimento técnico, influenciando que ações do Estado se resolvam contra pessoas que têm credo diferente. O péssimo uso da máquina policial acabou com a vida de diversos inocentes.
Sílvio se diz mestre de magias, fazendo uso de elementos de quimbanda, Casa de Exu e da lei de Sabath, além de outras linhas ritualísticas, várias delas ligadas a elementais da natureza.

"Se querem me julgar por ser religioso, que mudem a Constituição."
Anos depois, após rumos indevidos na investigação, apos distorções inaceitáveis, todas pistas esfriaram.

Mas Baggio diz ser questão de honra descobrir quem são as crianças. E promete não descansar enquanto não encerrar o caso.

Sorte que existem os bons.

Fim
E não esqueçam de ajudar esse contador de histórias:

No Telegram temos um canal: t.me/tantotupiassu

No Facebook, uma página: facebook.com/tantotupiassu/

No Instagram, fotos fofas de pimpolhos: instagram.com/tantotupiassu/
Um ADENDO

MAGIA NEGRA É RACISTA.

Não concordo com a utilização do termo, mas optei por utilizar os exatos termos que o delegado Firmino utilizou nas investigações, justamente para mostrar o aspecto religioso e racista da investigação.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with TANTO

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!