My Authors
Read all threads
Fio sobre papel do investimento público no crescimento econômico. Aqui vc vai aprender sobre crowding out e in, e pq agora temos ideológos no governo. Trocamos os novo-desenvolvimentistas pelos econoconservadores. Não há economia, só ideologia. Aprenda. (1/n)
Não tem essa história de PIB Público e Privado. Pior ainda é a história de que menor Estado é bom. É possível que investimentos públicos sejam ruins, mas não é sempre! Vamos lá. (2/n)
Um exemplo pro povo do Estado menor é melhor, antes de eu mostrar pq essa visão é maniqueísta. Na época da Dilma, gastamos 700 bilhões de reais e entramos em crise econômica. Isso vai contra o que a maioria dos professores de economia no Brasil ensina. (3/n)
Afinal, investimento, mesmo mal feito, deveria gerar renda que, por sua vez, levaria a investimentos privados, em um círculo virtuoso que representa o sonho do desenvolvimentismo que acometeu os formuladores de políticas públicas brasileiros no início dessa década. (4/n)
Brasil número 1, com assento no conselho de segurança da ONU, parte da OPEP, e levantando vôo na capa da revista The Economist. (5/n)
Para explicar como os sonhos de grandeza viraram o pesadelo que estamos vivendo, precisamos de um conceito ensinado em qualquer curso de economia fora do Brasil, mas que é rejeitado quase que por hipótese em muitas escolas do Brasil: crowding out. (6/n)
Esse efeito se dá qd gastos públicos deslocam investimentos privados, substituindo-os parcial ou totalmente. Se os investimentos públicos forem improdutivos, o resultado, mesmo que paradoxal à primeira vista, é: o aumento de investimentos leva a perda de bem-estar social. (7/n)
Mas tem o oposto! No crowding in, investimentos públicos produtivos criam oportunidades para investidores privados e a consequência é a de um multiplicador de investimentos que levaria a um círculo virtuoso. (8/n)
É baseado nessa ideia que o novo desenvolvimentismo do governo Dilma alocou centenas de bilhões de reais ao BNDES, estimulou milhares de projetos no Brasil com dinheiro público e a Petrobras criou o maior projeto de investimentos da história do setor petrolífero mundial. (9/n)
No auge do ufanismo e hubris do governo brasileiro, resolvemos até bancar a construção de um submarino nuclear, cujo objetivo era proteger o maravilhoso pré-sal brasileiro dos malvados imperialistas internacionais. (10/n)
Foi tudo por água abaixo, quase que literalmente. Toda essa dinheirama custeou ineficiência e corrupção em uma escala nunca antes vista nesse país. E, pra piorar, gerou crowding out que nos ajudou a afundarmos na nossa crise. Mas como crowding out surge? (11/n)
Quando o governo resolve criar projetos megalomaníacos, pega dinheiro emprestado através da emissão de títulos. Isso diminui a quantidade de recursos para investimentos privados. De forma mais simples, a taxa de juros aumenta e o investimento privado diminui. (12/n)
Investir no Brasil é caro. Uma das razões é porque o governo compete com as empresas pela pouca poupança criada no Brasil. Quando utiliza mal esses recursos, o resultado é o que vamos ainda hoje no Brasil: crise econômica com déficit e dívida pública crescentes. (13/n)
Mas crowding in também é possível! Um exemplo: imaginemos um país pobre com potencial exportador, mas sem portos. O governo toma dinheiro emprestado da sociedade para construir um porto, melhorando o acesso do país ao resto do mundo. (14/n)
Agentes privados investem em novos setores exportadores, agora que há capacidade de escoamento da produção. Investimentos públicos geram investimentos privados. (15/n)
O multiplicador Keynesiano, que gera o círculo virtuoso ensinado na maioria das Universidades brasileiras, entra em ação e todos ganham. Mas e então, qual o mais importante? Não dá pra saber a priori! Depende do contexto. (16/n)
Na patética apresentação da Secretaria de Política Econômica, o recado ideológico é claro: não existe crowding in, só crowding out. É o espelho da Dilma! Alto é baixo, down is up, esquerda é direita. Socorro! Temos ideólogos posando de técnicos. (17/n)
Economia não é ciência natural. Prescrições de políticas dependem de contexto. Sob diferentes contextos, um gasto governamental pode gerar crowding out ou crowding in. É erro achar que as oportunidades de crowding in são muitas. Mas há boas teorias pra nos direcionar! (18/n)
Achar que o governo vai saber escolher onde investir de forma a alocar recursos da sociedade de forma eficiente todo tempo é ser ingênuo. Mas dizer que não é possível é só ideologia. Separar PIB Público e Privado não faz sentido. Devemos ter mais investimento público, mas! (19/n)
Somente se for de qualidade. Gastar por gastar não dá. Se quiser aprender mais, TODO o material de apoio do meu manual de economia para não economistas está de graça aqui. Boa leitura! (20/n)
rzeidan.com/economics-of-g…
Está na hora de virarmos adultos e tratarmos os recursos públicos com seriedade. Eles são escassos. O governo tem papel importante na alocação de recursos e investimentos da sociedade. (21/n)
Parcerias público-privadas, se muito bem desenhadas, podem gerar investimentos complementares entre o setor público e privado. Há vários investimentos públicos necessários que devem ser feitos ontem! (22/n)
O caminho para sair da crise não é injetar dinheiro público, caro e escasso, e sim permitir e incentivar investimentos privados. Isso parece conselho de economista neoliberal. Não é. O governo pode nos tirar dessa situação. (23/n)
Criando regras claras, mostrando competência na gestão da coisa pública, e gerando credibilidade para que empresas locais e internacionais invistam no país. E investindo diretamente qd for o caso. Mas sem submarinos nucleares. Privado e Público juntos. Fin
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo Zeidan

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!