My Authors
Read all threads
Pessoas estão morrendo lentamente sem poder se despedir dos familiares. Sendo enterradas às pressas, sem velório.
A dor de mortes assim é muito mais atroz do que de mortes normais, de mortes inevitáveis. O peso dessas será muito maior. Para as famílias e para a sociedade.
O Brasil não aguentou dois dias de lockdown oficial. Seis, no máximo, para alguns setores. Somos uma piada. Contada por um bufão.
Querer uma volta à normalidade (que sequer abandonamos de fato) tão cedo é uma insanidade. Isso vai custar muito mais caro lá na frente.
Não havendo lockdown dos setores não-essenciais por bem, vai haver por mal. Será impossível ignorar a pilha de corpos ali ao lado. As pessoas vão se deparar com a realidade. O sujeito vai confiar cegamente na cloroquina, sair pra trabalhar e contaminar a mãe. Que não vai ter UTI.
“Ah, mas a economia”. Bom, essa vai se lascar de qualquer jeito. Sem lockdown preventivo, o dano econômico do lockdown motivado por pânico será muito mais pungente. Cidades que implementam distanciamento social maciço preventivo em pandemias se recuperam mais rápido, depois.
Lockdown preventivo não causa o trauma econômico de uma guerra tradicional, com destruição de infraestrutura, massacre da parcela mais jovem, rompimento total das cadeias produtivas, destruição de recursos. Tampouco o trauma de uma crise sistêmica como a de 2008. É uma pausa.
A economia volta a girar com ainda mais intensidade depois. No caso do Brasil, para isso serão necessárias reformas contundentes e urgentes. Mais do que nunca, é claro. Mas terão de vir em qualquer circunstância. Que seja com menos cadáveres enterrados às pressas.
Já não é mais possível confiar integralmente nos números oficiais do Ministério da Saúde. Há diversos relatos de agentes de saúde sobre as mortes estarem sendo subnotificadas. E quando o presidente faz disso tudo uma briga de egos, números oficiais têm menos credibilidade ainda.
Decidam por si mesmos, porque é evidente que não temos comando e lideranças sérias. Pesem todos os aspectos envolvidos e deixem suas consciências desapaixonadas falarem mais alto.

Vou adorar estar errado, mas sei não...
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Francesco Del Fiume

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!