My Authors
Read all threads
Porque a COVID-19 é séria sim e as estimativas de mortalidade mais altas SE NINGUÉM FIZER NADA podem ser as mais realistas: um fio sobre a estimativa de infectados e letalidade e o cenário complicado que temos pela frente.
Tem estimativas que colocam o número potencial de mortes mundiais por COVID-19 na casa de milhões (como o Imperial College), enquanto outros dão poucos milhares. Tudo isso depende de quantos infectados achamos que estamos perdendo na hora de calcular a letalidade real do vírus.
Seria a mesma coisa que tentar calcular qual a letalidade de acidentes de carro. Se você olhar só para os acidentes registrados, vai estimar que acidentes matam proporcionalmente mais gente do que se levasse em conta as várias batidinhas que ninguém registra como ocorrência.
Na COVID-19 essa estimativa depende do número de pessoas infectadas. E temos um problema, testes atuais só permitem saber quem está com o vírus enquanto está com ele. E o que faz alguém ser testado é porque essas pessoas têm sintomas ou tiveram contato com alguém que tem sintomas
Não temos como saber quantas pessoas tiveram o vírus e não manifestaram sintoma. Para saber isso, precisaríamos de um teste para quem já teve o vírus, e os 1os começam a ser desenvolvidos; ou acompanhar uma população e testar todo mundo o tempo todo para saber quem tem.
Por isso um estudo como esse de Oxford (doi.org/10.1101/2020.0…) pode reconstruir o cenário atual de duas formas: poucas pessoas infectadas com uma proporção alta de mortos (1-3%), ou muitas pessoas infectadas (>50%), a maioria sem saber, mas uma letalidade baixa.
Quem vê um cenário onde o coronavírus mataria poucas pessoas conta com isso, que tenhamos muito mais infectados do que o que vemos, algo como 5, 10, 20x ou mais, e uma letalidade bem menor do que a aparente pelos dados da China. Como o Ésper Kallas fala
Mas esse não é o cenário. Se tivéssemos muita gente infectada sem sintomas, países com muitos testes veriam isso. A Coreia do Sul, que testa agressivamente todo mundo que pode ter COVID-19 ainda estima uma letalidade de quase 1%, muito maior que a gripe businessinsider.com/coronavirus-de…
Para ter um cenário parecido com a gripe, 99% dos infectados não teriam sintomas e seriam ignorados. Os japoneses testaram todo mundo do Diamond Princess e estimaram que só 30% dos casos tinham COVID-19 sem sintomas (eurosurveillance.org/content/10.280…). Parecido com o que a China estimou.
O inspetor da OMS já avisou lá na Vox, testaram 320 mil pessoas em Guangdong e quase não achavam alguém com COVID-19 (0,47%), muito menos do que se fosse uma gripe (30-40% da pop. geral com o vírus). Ele é letal sim e não tão levando os números a sério. vox.com/2020/3/2/21161…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Atila Iamarino

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!