A crise do Spotify ilustra bem minha posição pouco simpática relacionada a opinião de "#influencers" detonando a credibilidade de negócios.
As respostas inadequadas ao mercado na voz do CEO Daniel Ek tem oferecido praticamente nenhuma chance de solução sem perdas para a empresa.
A carta de #DanielEk aos funcionários do #Spotify foi a gota d'água para transbordar o balde.
Desde 2017 nado contra a corrente do "culto ao valor do influencer" e seu alcance para a construção de marcas, um mantra das #DNVB.
Sem medo de me repetir: TODOS os players online -incluindo #Spotify-, que suportam OPINIÃO sem curadoria são responsáveis pelos danos causados pelos influencers desqualificados.
A partir do momento em que há comunicação em plataformas abertas, é preciso responsabilidade editorial.
E tem muita gente boa confundindo responsabilidade editorial com censura.
Atitude canhestra (custos, né #Spotify?) e fomento da burrice.
Redes sociais com foco no audiovisual, como #TikTok, #Discord, #Spotify, #YouTube, #Twitch e #Instagram, precisam de mediação editorial, humana ou via AI, com bases muito transparentes do que é factível ou não.
Hoje esses grupos trabalham no modo "vamos apagar o incêndio e abafar os destroços". Gerenciamento de crise.
Joe Rogan propaga absurdos faz tempo. O acordo equivalente a R$509 milhões para ser exclusivo do Spotify foi assinado já sabendo o teor de seu podcast e demais conteúdos
O #Spotify, que teve receita de U$11 bilhões em 2021, domina 31% do market share no streaming de áudio. Em seguida vem #Apple Music, com 15%, e #Tencent Music, com 13%.
Esqueça TIDAL, Deezer e demais: são irrelevantes. Pagam mais aos artistas, mas são operações deficitárias.
O #Spotify tem 406 milhões de usuários, sendo 180 milhões de pagantes ao redor do mundo, consumindo conteúdo interrompido por anúncios, como no rádio de outrora. Nada novo por aqui, fora a baixa remuneração aos artistas e produtores de conteúdo.
#JoeRogan, que abertamente odeia pessoas pretas e faz pouco caso de causas #identitárias, da #ciência, mas que tem uma audiência gigantesca (sim, esse é o nosso mundo), elevou o modo "Tia do Zap" à escala global.
E segue o #Spotify sem NENHUMA responsabilidade editorial, pois a plataforma sueca acredita ser mero suporte, sem compromisso algum com o sque dizem os podcasters.
Porém, mesmo sendo gigantes e donos da maior parte do market share em #socialaudio, a turma do #Spotify aprendeu em 2022 que o backlash custa BEM mais caro do que melhorar seus critérios em relação à veiculação de conteúdo.
#Editores profissionais são necessários no #Spotify em em qualquer plataforma online, seja para orientar a criação de conteúdo ao vivo e para mediar material passível de edição antes da veiculação.
E as sucessivas crises institucionais e corporativas deflagradas pelos conteúdos equivocados de influencers e criadores SEM PREPARO, nas grandes plataformas online, de 2014 até hoje, deixam cada vez mais clara a necessidade de mudar essa mentalidade o quanto antes.
E aí, #Spotify, vai liderar o "bonde da qualidade editorial", mantendo a liberdade de expressão?
Ou vai correr o risco de contaminar o negócio e ver a evasão de assinantes e, de ANUNCIANTES, inviabilizar sua existência?
Dá o play aí!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Se o Steam Deck não rodar jogos em 4K a 120 fps –em tela OLED e por menos de U$350–, é melhor nem lançar.
Todas as entregas de dispositivos eletrônicos projetados antes de 2020 estão atrasadas, com a crise global dos semicondutores (70% da produção está em Taiwan e Coréia do Sul, incapazes de suprir o backlog e novas demandas).
Só a Apple conseguiu antecipar-se e assegurou anos de vantagem competitiva com seus SoC revolucionários A15 e M1, projetados nos EUA e fabricados pela taiwanesa TSMC.
ISS foi evacuada em15/11/2021. Astronautas e cosmonautas foram para as suas respectivas naves, esperando por uma catástrofe.
Restos de um satélite desativado estavam em rota de colisão, na mesma órbita que a estação espacial.
Sandra Bullock feelings...
Raja Chari, Tom Marshburn, Kayla Barron (NASA) e Matthias Maurer (ESA) foram para a nave Crew Dragon, da #SpaceX.
Ao mesmo tempo, os cosmonautas Shkaplerov, Pyotr Dubrov e o astronauta da NASA Mark Vande Hei (ele estava no segmento da Rússia na ISS) fugiram para a nave Soyuz.
U.S. Department of State, a NASA e a United States Space Force (braço militar dos EUA fora da Terra) estão investigando a ocorrência.
Leiam essa matéria sobre as irmãs e fotógrafas colombianas Luisa e Chela Escarria, que migraram para BsAs e abriram o Estúdio Luisita.
Com uma Hasselblad e um espaço micro, criaram as imagens dos catálogos do "teatro de revista" argentino dos 60s aos 80s. eldiarioar.com/cultura/increi…
Há um documentário sobre o trabalho de Luisa e Chela junto à cena teatral, o deslumbrante dos trajes e os corpos incríveis das argentinas.
E o meu amado @museomalba abriu a mostra "Temporada fulgor: Foto Estudio Luisita", que reúne o acervo fotográfico do estúdio.
💜💕
São tantas as pessoas e histórias latino-americanas fascinantes, que escapam ao hermetismo cultual do brasileiro.
Ganharíamos MUITO se nos educássemos para mais trocas culturais com nossos vizinhos do Cone Sul.
Há muita para aprender e nos provocar encantamento.