Profile picture
Guilherme Tinoco @gtinocolh
, 9 tweets, 2 min read Read on Twitter
1/ Olhar para os dados de conjuntura nas últimas semanas se tornou tarefa ingrata. Ou dizem respeito a um passado que ñ existe mais (PIB, indústria) ou chegam bastante afetados pela greve (anfavea, ipca), deixando para o analista a difícil tarefa de separar os efeitos.
2/ Mas o fato é q a perspectiva piorou muito. Primeiro c/ choques externos atingindo o mundo emergente. Depois, c/ choques internos da greve, q seguem vindo de diferentes formas (atividade, fiscal e político), potencializando efeito do externo. Projeções de PIB se aproximam de 1%
3/ Houve uma mudança de chave. Os choques tiraram muita capacidade do BC de estimular a atividade. Se antes a Selic poderia seguir em queda, com a mudança do nível de risco, afetando câmbio e curva de juros, esse cenário já não parece mais possível.
4/ Mas o BC deve aumentar juros? Não. A política monetária segue uma regra de Taylor (inflação e atividade), que não leva em conta diretamente o câmbio. A inflação esperada continua abaixo do centro da meta e ainda há espaço para acomodar choques adicionais.
5/ Obviamente, o câmbio preocupa. Mas o BC tem instrumentos para atuar nesse mercado, antes de ter que pensar em juros. Só de reafirmar isso p/ o mercado, já traz mais cautela p/ quem quer especular com posição comprada em dólar.
6/ A equipe econômica teve papel importante para ajudar no discurso, lembrando do volume imenso de reservas, da posição confortável no balanço de pagamentos, dos impactos positivos da depreciação na dívida líquida e do colchão de liquidez para a rolagem da dívida.
7/ Mas uma coisa é certa: se o cenário externo apertar ou se o mercado resolver continuar colocando no preço a fragilidade fiscal do país, não há muito o que fazer para impedir os efeitos contracionistas disso tudo.
8/ Se o mundo nos percebe como um investimento negativo, o dinheiro vai embora, nos deixando com um câmbio depreciado e, consequentemente, menos consumo e investimento. Não poderemos culpar ninguém e sim a nós mesmos.
9/ A sorte é q esses movimentos vão e voltam. Dinheiro do mundo ñ pode ser todo alocado em USD e outros emergentes tem muitos problemas tbm. O importante é se diferenciar p/ se tornar atrativo, fazendo dever de casa e focando especialmente no micro. Será q temos candidato p/isso?
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Guilherme Tinoco
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!