Profile picture
Frente Democrática @FrenteDemocrat
, 7 tweets, 2 min read Read on Twitter
Além da reestruturação ministerial promovida por Bolsonaro já no primeiro dia de seu governo, a Medida Provisória 870 também traz outra série de mudanças preocupantes. O Matheus Pimentel do @NexoJornal resumiu em um excelente texto algumas delas: nexojornal.com.br/expresso/2019/…
1) Artigo 21: demarcação de terras indígenas e titulação de terras quilombolas passam a ser tarefas do Ministério da Agricultura.

Artigo 5º: a Secretaria de Governo terá entre suas tarefas “supervisionar, coordenar, monitorar e acompanhar” ações no Brasil feitas por organismos
2) internacionais ou ONGs. Exemplos são missões de observação da OEA e campanhas de entidades ambientalistas e de direitos humanos.

Artigo 38: o Ministério da Justiça, comandado por Sergio Moro, ganhou uma estrutura que fazia parte do Ministério da Fazenda: o Coaf
3) (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). O órgão examina transações financeiras e encaminha às autoridades os casos suspeitos, a fim de combater crimes como lavagem de dinheiro.
4) Artigo 33: “para o cumprimento de suas competências, o Ministério da Educação poderá estabelecer parcerias com instituições civis e militares que apresentam experiências exitosas em educação”. O ministro Ricardo Vélez Rodríguez disse publicamente que as escolas municipais,
5) caso desejem, poderão se tornar “escolas cívico-militares”. A nova estrutura do Ministério conta com uma Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares.

Artigo 39: “A competência do Ministério do Meio Ambiente sobre florestas públicas será exercida em articulação com o
6) Ministério da Agricultura”. Saiu da alçada do MMA também a área de recursos hídricos (para a pasta do Desenvolvimento Regional) e o Serviço Florestal Brasileiro (para a Agricultura).
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Frente Democrática
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!