, 8 tweets, 2 min read Read on Twitter
1) Consegui acessar a íntegra do processo de licenciamento da expansão da operação da Vale em Brumadinho. Está documentado que, em 2015, a Vale foi alertada por empresa por ela contratada sobre falhas nos instrumentos de controle da barragem que estourou. theintercept.com/2019/01/28/val…
2) As constatações estão no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), de mais de 2.000 páginas. No Relatório de Impacto Ambiental, uma versão resumida do EIA, essas observações ficaram de fora. O público só podia acessar a versão resumida, porque o EIA é considerado sigiloso.
3) Entrevistei o engenheiro responsável pelo estudo, contratado pela Vale. Me disse que o objetivo do RIMA é usar linguagem clara e, se citasse os problemas, "a população não ia entender porcaria nenhuma". Mariana já tinha acontecido quando o RIMA foi apresentado, em 2017.
4) O engenheiro também disse que o órgão ambiental de MG nunca pediu esclarecimentos sobre os problemas encontrados. "A gente faz observação, [aponta que] tem tal problema. Mas dificilmente numa mina que já está operando o órgão ambiental vai dizer que não pode operar mais”.
5) A Vale hj garante que a barragem estava com manutenção e controle em dia. Mas será possível excluir que um problema iniciado lá atrás, e não remediado no tempo correto, pode ter danificado a estrutura da barragem? A investigação está só começando. Algo aconteceu, é óbvio.
6) Pouco se falou das barragens no processo de licenciamento da expansão da mina em Brumadinho, mas o uso comercial delas, via aproveitamento dos rejeitos, era central para a Vale. Envolvia uma intervenção direta e delicada numa estrutura já inativa e saturada.
7) A Vale buscava isso desde antes da tragédia em Mariana. Seguiu buscando depois. Conseguiu autorização no início de dezembro. A Vale, no entanto, me disse que não tinha tocado na barragem ainda. Eles iam colocar escavadeiras sobre a barragem para dragar o grosso dos rejeitos.
Os detalhes todos dessa história estão publicados no @TheInterceptBr: theintercept.com/2019/01/28/val…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Breno Costa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!