, 23 tweets, 7 min read Read on Twitter
A campanha não-violenta de Luther King, discursos de igualdade e sua religião cristã, sempre são evocados, para amenizar questões que podem causar tensões raciais. Resolvi destacar pontos mais dramáticos de sua carta no presídio de Birmingham para nos aproximar de sua visão
A manifestação pelos direitos civis dos negros em Birmingham foi emblemática. Negros sofriam discriminação em todas esferas sociais, a segregação atingia economicamente às comunidades afro-americanas e vários movimentos cristãos negros se mobilizaram.
Apesar da desobediência pacífica o Departamento de Polícia usou mangueiras e soltou cães nos ativistas, vários foram presos, incluindo o Pastor Luther King. Após isso 8 líderes cristãos brancos escreveram críticas à King e seus métodos, ele escreveu uma célebre carta em resposta
MLK defende a criação de Tensão Racial
“A ação direta não-violenta busca criar uma crise e fomentar tal tensão para que uma comunidade que se recusa a negociar constantemente seja forçada a enfrentar o problema.”
“Eu me opus sinceramente à tensão violenta, mas há um tipo de tensão construtiva e não-violenta que é necessária para o crescimento”
Essa tensão deve acontecer pois pessoas em posições privilegiadas, geralmente não desenvolvem empatia pela causa dos oprimidos e julgam com suas próprias regras ineficazes
“grupos privilegiados raramente desistem voluntariamente de seus privilégios.
Sabemos através da dolorosa experiência que a liberdade nunca é voluntariamente dada pelo opressor; deve ser exigido pelos oprimidos.”
Por isso ele chama a carta, publicada no jornal de Birmingham de “Por que não podemos esperar”. Vale ressaltar que existe uma linha teológica protestante que se contrapõe com a luta social, considerando-a autocomiseração, atualmente chamada de “vitimismo”.
Alguns pastores da época, alinhados com esse pensamento diziam que o tempo ia resolver as coisas, que os negros deveriam confiar na vontade de Deus. Por isso Luther King esbraveja em um trecho:
“Há anos que ouço a palavra “Espera!” Ela toca no ouvido de todos os negros com uma familiaridade penetrante. Este "espera" quase sempre significa nunca” - nessa hora ele fala sobre a importância de desobedecer uma lei que seja injusta.
MLK acreditou que teria apoio de todos os cristãos, mas se desapontou com as igrejas lideradas por brancos.”Eu fiquei tão desapontado com a igreja branca e sua liderança. Claro, existem algumas exceções notáveis.“
Em certo trecho ele questiona até a capacidade de pessoas brancas de lutarem pelos negros.
“Suponho que deveria ter percebido que poucos membros da raça opressora podem entender os gemidos profundos e os anseios apaixonados da raça oprimida, e ainda menos têm a visão de que a injustiça deve ser erradicada por uma ação forte, persistente e determinada”
Em vários trechos ele fala sobre a visão da Igreja sobre a justiça social, que só beneficia o Status Quo . Até hoje algumas igrejas evangélicas defendem que buscar equidade e justiça social afasta o fiel da verdade do evangelho
gospelprime.com.br/justica-social…
Sobre isso, Luther King escreveu: No meio de uma luta poderosa para livrar nossa nação da injustiça racial e econômica, ouvi muitos ministros dizerem: "Essas são questões sociais, com as quais o evangelho não tem uma preocupação real"...
...Onde estavam suas vozes de apoio quando homens e mulheres negros e cansados ​​decidiram subir das masmorras escuras da complacência para as colinas brilhantes de protestos criativos? ... Em profundo desapontamento, chorei sobre a frouxidão da igreja.
Fecha esse trecho de forma dramática: “Eu estou na posição única de ser o filho, o neto e o bisneto dos pregadores. Sim, vejo a igreja como o corpo de Cristo. Mas oh! Como temos manchado e marcado esse corpo através da negligência social e do medo de sermos inconformistas”
Luther King foi acusado de ser extremista pelos brancos. Isso era quase que um fracasso da imagem para ele que tentou ficar entre o conformismo e o extremismo da visão de Elijah Muhammad que defendia um nacionalismo negro. Mas encontrou uma forma de extremismo que lhe coube bem
“A questão não é se seremos extremistas, mas que tipo de extremistas seremos. Seremos extremistas por ódio ou por amor? Seremos extremistas pela preservação da injustiça ou pela extensão da justiça?”
“Nunca devemos esquecer que todos os três foram crucificados pelo mesmo crime - o crime de extremismo. Dois eram extremistas por imoralidade e, portanto, ficaram abaixo de seu ambiente. O outro, Jesus Cristo, era um extremista por amor, verdade e bondade..."
A extensa carta revela os conflitos que assolavam a luta de Luther King. Apesar de ser integracionista, o pastor enfrentava as diferenças raciais dentro da própria religião sem perder a fé. “ Talvez eu deva voltar minha fé para a igreja espiritual interior”
Sempre que buscava equidade social, fim da desigualdade econômica entre negros e brancos ele era visto como extremista. Foi morto após dizer "o sonho que tive em Washington em 1963 se transformou em um pesadelo”, exatamente quando lutava por políticas de inclusão social do negro
Vale a pena ler a carta na íntegra - kinginstitute.stanford.edu/king-papers/do…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Ale Santos
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!