, 15 tweets, 4 min read Read on Twitter
Uma thread sobre como a LAI, a Lei de Acesso à Informação, vem desidratando (publicada na newsletter do TIB em uma época em que o presidente da República ainda não entrava em linchamento público de jornalistas reproduzindo fakenews, ou seja, o último sábado). Segue o fio. 👇
1. Xodó de jornalistas e pesquisadores, a LAI foi criada em 2011. Ela permite que você, o seu vizinho e qualquer cidadão brasileiro solicitem dados e façam questionamentos diretamente ao governo. E o melhor: sem ter que apresentar nenhuma justificativa para isso.
2. Ia tudo bem, ainda que com um problema aqui e outro ali até que pá. A Nova Era. Não é de hoje que a lei tem demorado mais a ser atendida – o governo Temer não era lá um entusiasta do acesso à informação –, mas da eleição para cá a coisa parece ter acelerado.
3. Trago três casos ocorridos aqui no TIB nos últimos 3 meses. Como toda lei, a garantia de que o texto será de fato cumprido envolve também uma boa dose de vontade política. Quando quem manda na casa não considera algo importante, transparência passa a ser só mimimi.
4. A @NayaraFelizardo, por ex, fez um pedido pela área específica da LAI do site da @prefeitura_the em 14 de dez. Dois meses depois (o prazo oficial é de 20 dias com + 10) –, ouviu q "a sua solicitação só poderia ser atendida com fundamentação do plausível para tal solicitação”.
5. Ou seja: queriam uma justificativa para acessar os documentos, algo que a lei não demanda. A fundamentação, no caso, é a própria lei, que no artigo 10 “proíbe o órgão de exigir justificativa para o pedido de informação”.
6. No dia 18 de fev, o @rafaelmmartins pediu ao @ItamaratyGovBr a lista de convidados e presentes à recepção que ocorreu após a posse de Bolsonaro, em 1º de jan. Ouviu três dias depois que informação era sigilosa assim como era sigilosa também a justificativa para tanto segredo.
7. Ele ainda foi orientado a checar o 2° parágrafo do artigo 24 da lei que diz que “as informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e Vice-Presidente da República (...) serão classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo até o término do mandato.”
8. No que uma lista de convidados de um evento público colocaria em risco a segurança nacional, vc pode estar se perguntando. Nós tb. Rafa recorreu. Mais do msm. “Reitera-se que as razões particulares que justificam a classificação da informação são, elas mesmas, classificadas."
9. No caso da @cecillia, o Exército inventou a ‘resposta de Schrödinger’. Questionados sobre um lote de munição responderam que "não foram encontradas informações relativas aos lotes” e tb que “não possuem acesso à tramitação dos processos atrelados a eles”.
10. Como sabem então que está em segredo de justiça um lote que “não foram encontradas informações”? Rimos aqui quando Cecília retrucou pedindo acesso então a tudo o que não fosse sigiloso e recebeu em resposta que a sua solicitação representava uma “inovação recursal”.
11. A LAI mudou a lógica sobre como funciona o acesso à informação no Brasil, tirando dos funcionários do governo a prerrogativa de dizer o que valia ou não ir a público – e pensem aí o quão interessado esse governo está em controlar essas informações.
12. Sem ela, não teríamos txts como esse, da @amandafaudi, mostrando que a Nathália Queiroz, ex-assessora de Bolsonaro e filha do Queiroz, nunca pisou na Câmara, ou msm o txt do Estadão que mostra que o presidente e sua entourage abusaram dos gastos com cartões corporativos.
13. E não que ela sirva apenas para jornalistas! Muitas pesquisas acadêmicas só aconteceram por conta da LAI. Estão cortando o seu, o meu, o nosso acesso. Esse governo, vale lembrar, se elegeu pregando o fim da corrupção, mudança. Pois #ficaadica. Transparência é um bom começo.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Paula Bianchi
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!