, 11 tweets, 3 min read Read on Twitter
Divulgadores com dois pezinhos na esquerda fazem gaslight contra quem sai da proto-seita de defesa de vieses políticos dessa tribo. Fazer o quê.
Meus tempos de tentar entender quem passa pano pra ativista radical já passaram. Agora estão é mentindo que minha checagem de dados de crimes homofóbicos é que é o problema, não a falta de rigor das "estatísticas" originais (se é que dá pra chamar de estatística aquilo).
Vamos dar exemplo específico, e eu cito ele pra ele não dizer que tô dando indireta: @Pirulla25. Ele, muito compreensivo com ativista radical, diz que o que tá acontecendo é um "efeito mola": se estão "pulando" longe demais, é porque foram pressionados longe demais. O problema:
- Pirula não tem nenhuma referência pra apoiar essa hipótese dele, que é afinal de contas uma hipótese empírica.
- Até onde eu conheço a literatura, e não é muito, mas é mais que as zero referências que ele tem pra isso, é bem ao contrário: se comportam assim porque permitimos.
Digo isso com base no artigo Brad J. Bushman (journals.sagepub.com/doi/abs/10.117…) sobre a "hipótese hidráulica" sobre a raiva, isto é, que dar vazão à agressividade e raiva alivia a raiva, pois ela se acumularia como uma pressão hidráulica (é quase a mesma metáfora da mola). Hipótese falsa.
O que Bushman parece ter demonstrado (desconheço refutações, mas talvez existam) é que dar vazão à raiva só reforça que o comportamento seja normalizado para a pessoa. E ela continua com raiva. Estratégias eficazes para a raiva são outras, como distração e resolução cognitiva.
Não é preciso salto lógico para ver a relação dessa descoberta psicológica com a psicologia social dos movimentos radicais. Eles fazem bem o contrário de todas as estratégias terapêuticas pra aplacar a raiva e solucionar problemas. Não é mola, é hábito mental reforçado em grupo.
Bushman não é minha única referência. Também li outro estudo (um conjunto de estudos, na verdade) sobre como atitudes dos ativistas funcionam na direção contrária do que eles "pretendem", criando um estereótipo negativo de ativistas. Também tem o estudo replicado sobre racismo.
O estudo sobre o racismo é do grupo do casal Leda Cosmides e John Tooby. Essencialmente eles demonstraram que o ser humano é flexível sobre identificação tribal. E que insistir em raça como identidade alimenta diretamente o racismo. Exatamente o que ativistas costumam fazer.
Ref sobre atitudes contraproducentes de ativistas:
onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.10…

Ref do estudo sobre racismo:
pnas.org/content/98/26/…

Replicação do estudo sobre racismo:
frontiersin.org/articles/10.33…

Comentei os dois últimos no meu texto sobre Rachel Dolezal: blog.elivieira.com/rachel-dolezal/
P.S.: Pirula não tem nada a ver com ataques que eu recebi a respeito do meu trabalho de checagem dos dados dos crimes supostamente homofóbicos. Só para esclarecer, caso essa tenha sido a impressão. Foi outro divulgador que fez isso, virulentamente.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Eli Vieira
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!