, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
Quando vejo críticas a alguma figura pública, me ocorre sempre a questão: Tem alguém fazendo algo melhor? Se sim, não se limite à criticar -- defenda quem deveria estar naquela posição. Se não, não perca tempo criticando. Em vez disso, aprenda a fazer melhor.
Normalmente, a pessoa faz apenas a crítica porque sabe que a alternativa proposta não iria colar mesmo. Por exemplo, alguém que critica Bolsonaro porque tem saudades de Lula. Ou pior: alguém que critica fulano porque acha que ele mesmo deveria ter o cargo.
Criticar ideais abstratamente é saudável, mas criticar pessoas só vale se você tem alguém melhor para substituir. É válido criticar candidato A se houver candidato B melhor para um cargo. Mas passar o tempo todo criticando A sem falar em B é um jeito disfarçado de defender B.
Política não é debate de ideias. Política é disputa de cargos. E essas carreiras no jornalismo são carreiras políticas também. Infelizmente, até carreira acadêmica tem um grande componente político.
O ideal mesmo é você reduzir seu tempo nesses ambientes de jogo de soma zero ao máximo. Aí só se ganha quando alguém perde. É melhor se concentrar em algo que você pode criar: sua empresa, sua família, etc.
O segredo é pensar: o que eu posso fazer de bom que ninguém mais está fazendo? A resposta à essa pergunta é um caminho para CRIAR algo de positivo no mundo. Você não terá concorrentes. Apenas colaboradores e pessoas agradecidas.
Mas se você ficar pensando: como eu pego aquele cargo lá para mim? Aí vai ter cotovelada, dedo no olho, canelada, etc.

(Dito isso, acho que alguém TEM que fazer o serviço sujo de entrar na política. Se não, ela fica totalmente entregue aos sacanas. Mas é um ambiente pesado.)
O fato é que criticar é fácil, criticar é gostoso. Você se coloca na posição de juiz e passa a livrar e condenar seus alvos.

Enquanto isso, construir é muito difícil. Dá para criticar cem pessoas por dia, mas uma única obra de valor leva mais de dez anos para ser construída.
E esse é o problema: aquela sensação gostosinha da crítica é uma armadilha. O sujeito se sente aliviado por um instante e esquece de ir construir. Pior: depois que criticar vira hábito, fica com medo de construir e ficar na posição de alvo de críticas.
É importante ficar longe da mídia e dos grupos sociais que vivem disso. Em vez de engolir a bile sobre cem assuntos, eu penso apenas em três problemas e vou avançando neles. É mil vezes melhor.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Lucas Mafaldo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!